Nissan Leaf é o Carro do Ano 2011 no Japão

Modelo desbancou fortes concorrentes como Toyota Prius V, BMW Série 1 e Honda Fit Híbrido

Nissan Leaf vende mais que o Volt nos EUA | Imagem: divulgação

Nissan Leaf conquistou mais um feito e se tornou o primeiro carro movido 100% a eletricidade a ganhar o Japan Car of the Year (prêmio de carro do ano no Japão), batendo modelos como Toyota Prius V, Honda Fit híbrido, BMW Série 1 e Fiat 500. O resultado foi divulgado durante o Salão de Tóquio, onde ocorreu também a entrega do prêmio ao CEO da marca, o brasileiro Carlos Ghosn.

Para Ghosn, essa é uma vitória importante e todos os prêmios que o Leaf vem recebendo mostra que os veículos de emissão zero podem ser uma boa alternativa aos veículos movidos a gasolina.

E prova disso são as três últimas premiações de carro do ano no país nipônico. Em 2009 e 2010 a Honda conquistou o mesmo prêmio com os híbridos Insight e CR-Z. Essa ascensão dos veículos movidos a energia limpa no Japão mostra que os habitantes daquela região já vêem esse tipo de automóvel como o carro do presente e não do “futuro”.

Segundo o presidente da Nissan, na próxima década os carros elétricos representarão 5% da fatia total do mercado mundial e os híbridos responderão por 10%.

Neste ano, o Nissan Leaf também ganhou outros prêmios importantes, como o World Car of the Year e o European Car of the Year, além de conseguir ultrapassar o Chevrolet Volt em vendas no mercado norte-americano.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!