Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Nissan põe fim à marca Datsun mais uma vez

Última fábrica que produzia os modelos de baixo custo no mundo encerrou produção na Índia

Menos de uma década após Carlos Ghosn relançá-la com planos ambiciosos, a marca Datsun voltou a ser extinta pela Nissan.

Voltada para o segmento de baixo custo, a Datsun seguia viva apenas na Índia, onde a fabricante produzia o subcompacto Redi-Go em parceria com a Renault, em Chennai.

O fim da Datsun obedece à estratégia Next da Nissan que optou por focar nas marcas consagradas. Por isso, a empresa já havia deixado de oferecer os modelos acessíveis em mercados como a Rússia e a Indonésia já em 2020.

A Datsun surgiu em 1931 quando a Nissan passou a exportar veículos para a Europa e EUA, mas em 1983 o grupo japonês preferiu concentrar seus produtos de massa no nome “Nissan”.

Ex-chefão da montadora, o brasileiro Ghosn viu na Datsun uma oportunidade semelhante à da Dacia em relação à Renault, ou seja, produzir veículos mais simples para mercados em desenvolvimento.

Painel do Datsun Redi-Go
Painel do Datsun Redi-Go
Imagem: Divulgação

Para isso, o próprio executivo posou à frente do relançamento da Datsun em 2013 e cujos primeiros veículos foram comercializados no ano seguinte com a expectativa de atingir um volume anual de 300 mil unidades, meta nunca alcançada.

A mudança pela qual passa a indústria automobilística mundial, em direção a modelos mais equipados e caros, ajudou a pôr fim aos planos da Datsun, incluindo o imenso mercado indiano.

Segundo a Automotive News, a fabricante ainda não decidiu o que fazer com o nome. Talvez a Datsun tenha um segundo renascimento como marca de veículos elétricos em países emergentes.

Veja outras colunas

Novo SUV C5 Aircross é registrado no Brasil

21/06/2022 08h30

Modelo da Citroën, cujos desenhos industriais foram patenteados, recebeu um facelift na Europa neste ano

VW Gol é líder provisório entre os automóveis em junho

20/06/2022 08h00

Modelo popular mantinha-se ligeiramente à frente do HB20 até a semana passada

Citroën começa a emplacar o novo C3 'SUV'

17/06/2022 08h10

Modelo deve estrear em julho com proposta de crossover de hatch e SUV com preços acessíveis