Nissan renova seu rival para Compass e Corolla Cross na Europa

Terceira geração do Qashqai é revelada com um interessante conjunto
Nova geração do Nissan Qashqai

Nova geração do Nissan Qashqai | Imagem: Divulgação

A Nissan revelou nesta quinta-feira (18) a terceira geração do Qashqai, seu SUV médio de bastante sucesso no continente europeu, registrando mais de 3 milhões de unidades comercializadas na região. 

Com 4,42 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,66 m de entre-eixos, o Qashqai totalmente renovado é construído sobre a plataforma modular mais moderna da Aliança Renault-Nissan para modelos de médio porte, chamada CMF-C. Como é possível notar pelas dimensões, o modelo conta com porte semelhante ao do Jeep Compass e futuros concorrentes que vão estrear por aqui neste ano, como o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos

Muito já foi dito nos bastidores sobre a possibilidade da Nissan atuar na categoria também aqui no Brasil e, certamente, o Qashqai seria uma excelente opção. Uma pena que o cenário econômico e cambial muitas vezes não colabora para que tenhamos algum representante da marca japonesa por aqui. A nova geração do X-Trail, modelo maior e com a opção de 7 lugares, também é uma alternativa que vira e mexe também é cogitado para chegar por aqui. 

Nova geração do Nissan Qashqai
Nova geração do Nissan Qashqai
Imagem: Divulgação

Em sua terceira geração, o Qashqai evoluiu não apenas no design e na plataforma, como também passa a contar com uma variante híbrida baseada no sistema e-Power. No caso do SUV, é utilizado um motor 1.5 a combustão para gerar eletricidade para a bateria principal do sistema, enquanto um propulsor elétrico de 190 cv é responsável por movimentar o novo Qashqai. 

A Nissan também vai oferecer o SUV médio com a opção do motor 1.3 DiG-T (turbo com injeção direta) operando em conjunto com um sistema híbrido leve de 12V. Ele terá duas opções de potência, no caso 139 cv e 158 cv, podendo trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. O Qashqai terá opção de tração integral, porém só com o motor 1.3 DiG-T e caixa CVT. 

Nova geração do Nissan Qashqai
Nova geração do Nissan Qashqai
Imagem: Divulgação

Bem equipado, o modelo poderá contar com rodas de liga leve até aro 20” dependendo da versão e traz itens de tecnologia como um generoso head-up display com tela de 10,8”. O modelo ainda recebe central multimídia com tela de 9”, painel de instrumentos digital e recursos avançados como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo ProPilot, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros. 

Quem sabe, um dia, o Qashqai não possa colocar suas rodas por aqui...

Nova geração do Nissan Qashqai
Nova geração do Nissan Qashqai
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!