''Nivus R'': a opção esportiva que falta para o crossover no Brasil?

Baseado no Taigo europeu, designer imagina como seria um VW Nivus mais apimentado
Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade

Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade | Imagem: KDesign AG

Além da proposta arrojada, o Volkswagen Nivus certamente é um motivo de orgulho para a engenharia brasileira. Desenvolvido em nosso país, o crossover derivado do Polo chegará também ao mercado europeu, onde adotará o nome Taigo.

Em seu anúncio da novidade para a Europa, é fato que chamou a atenção na esquete do Taigo a presença do logotipo R na grade frontal, sinalizando que a Volkswagen prepara (ou ao menos estuda) uma versão esportiva baseada no crossover. Convenhamos que a ideia faz todo o sentido considerando o visual arrojado do modelo.

Enquanto aqui no Brasil o Nivus é oferecido apenas com a opção do motor 1.0 TSI associado ao câmbio automático de 6 marchas, a Volkswagen adiantou que, na Europa, o Taigo contará com um portfólio um pouco maior de motores da gama com sobrealimentação e injeção direta. Resta saber o que poderia figurar sob o capô do Taigo R. Uma interessante aposta residiria no moderno 1.5 TSI, que pode entregar até 150 cv hoje em dia em sua calibração mais potente. Com alguns aprimoramentos, certamente a VW alcançaria números de potência e torque interessantes. 

Esquete antecipando o VW Taigo, designação do Nivus para o mercado europeu
Esquete antecipando o VW Taigo: logotipo R na grade frontal sinaliza versão esportiva
Imagem: Divulgação

Por aqui, a Volkswagen parece aberta a investir em catálogos esportivos, tanto que coloca em nosso mercado o Polo GTS (R$ 114.890) e o Virtus GTS (R$ 120.590), ambos com o 1.4 TSI sob o capô. Capaz de entregar 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o propulsor oferece ótimo nível de desempenho para os dois modelos, com o Polo GTS conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8,5 segundos.

Aproveitando a mesma mecânica, não seria nada complexo a Volkswagen preparar uma variante do Nivus que atue em uma faixa de desempenho superior. Além disso, seria um interessante diferencial do modelo dentro do segmento de crossovers e SUVs. Considerando os dados técnicos do 1.4 TSI, hoje poucos modelos conseguiriam se equiparar a um eventual “Nivus R” em termos de performance, com destaque para o Suzuki Vitara em seus catálogos com o motor 1.4 Boosterjet (146 cv/23,5 kgfm). O modelo japonês ainda tem a vantagem da tração integral. 

Baseado na ilustração que a Volkswagen adiantou do Taigo europeu, o designer Kleber Silva tomou como base o para-choque mais envolvente e a grade própria pensados pela marca para antecipar como ficaria a versão esportiva mais extrema baseada no Nivus/Taigo.   

Vale destacar que a chancela R refere-se aos modelos com alto nível de preparação esportiva dentro da marca Volkswagen e seria uma estreia interessante em nosso mercado dessa configuração em um modelo como o Nivus. Existe também na linha VW a derivação R-Line, aplicada por aqui no Tiguan Allspace, a qual trabalha apenas o visual do modelo.

E você, o que acha da ideia de um Nivus mais esportivo no Brasil? Gostaria dessa versão por aqui? Comente logo abaixo da notícia!

Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade
Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade
Imagem: KDesign AG