''Nivus R'': a opção esportiva que falta para o crossover no Brasil?

Baseado no Taigo europeu, designer imagina como seria um VW Nivus mais apimentado
Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade

Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade | Imagem: KDesign AG

Além da proposta arrojada, o Volkswagen Nivus certamente é um motivo de orgulho para a engenharia brasileira. Desenvolvido em nosso país, o crossover derivado do Polo chegará também ao mercado europeu, onde adotará o nome Taigo.

Em seu anúncio da novidade para a Europa, é fato que chamou a atenção na esquete do Taigo a presença do logotipo R na grade frontal, sinalizando que a Volkswagen prepara (ou ao menos estuda) uma versão esportiva baseada no crossover. Convenhamos que a ideia faz todo o sentido considerando o visual arrojado do modelo.

Enquanto aqui no Brasil o Nivus é oferecido apenas com a opção do motor 1.0 TSI associado ao câmbio automático de 6 marchas, a Volkswagen adiantou que, na Europa, o Taigo contará com um portfólio um pouco maior de motores da gama com sobrealimentação e injeção direta. Resta saber o que poderia figurar sob o capô do Taigo R. Uma interessante aposta residiria no moderno 1.5 TSI, que pode entregar até 150 cv hoje em dia em sua calibração mais potente. Com alguns aprimoramentos, certamente a VW alcançaria números de potência e torque interessantes. 

Esquete antecipando o VW Taigo, designação do Nivus para o mercado europeu
Esquete antecipando o VW Taigo: logotipo R na grade frontal sinaliza versão esportiva
Imagem: Divulgação

Por aqui, a Volkswagen parece aberta a investir em catálogos esportivos, tanto que coloca em nosso mercado o Polo GTS (R$ 114.890) e o Virtus GTS (R$ 120.590), ambos com o 1.4 TSI sob o capô. Capaz de entregar 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o propulsor oferece ótimo nível de desempenho para os dois modelos, com o Polo GTS conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8,5 segundos.

Aproveitando a mesma mecânica, não seria nada complexo a Volkswagen preparar uma variante do Nivus que atue em uma faixa de desempenho superior. Além disso, seria um interessante diferencial do modelo dentro do segmento de crossovers e SUVs. Considerando os dados técnicos do 1.4 TSI, hoje poucos modelos conseguiriam se equiparar a um eventual “Nivus R” em termos de performance, com destaque para o Suzuki Vitara em seus catálogos com o motor 1.4 Boosterjet (146 cv/23,5 kgfm). O modelo japonês ainda tem a vantagem da tração integral. 

Baseado na ilustração que a Volkswagen adiantou do Taigo europeu, o designer Kleber Silva tomou como base o para-choque mais envolvente e a grade própria pensados pela marca para antecipar como ficaria a versão esportiva mais extrema baseada no Nivus/Taigo.   

Vale destacar que a chancela R refere-se aos modelos com alto nível de preparação esportiva dentro da marca Volkswagen e seria uma estreia interessante em nosso mercado dessa configuração em um modelo como o Nivus. Existe também na linha VW a derivação R-Line, aplicada por aqui no Tiguan Allspace, a qual trabalha apenas o visual do modelo.

E você, o que acha da ideia de um Nivus mais esportivo no Brasil? Gostaria dessa versão por aqui? Comente logo abaixo da notícia!

Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade
Projeção de Kleber Silva para o Nivus/Taigo R baseado em esquete oficial da novidade
Imagem: KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa