Nova família Onix deverá crescer e ganhar SUV

Investimento bilionário da General Motors na fábrica de Gravataí vai prepará-la para ampliar portfólio e produção até 2020
O conceito Adra pode inspirar o novo SUV compacto da Chevrolet

O conceito Adra pode inspirar o novo SUV compacto da Chevrolet | Imagem: Divulgação

Mesmo liderando o mercado brasileiro desde 2016, a General Motors já planeja uma nova investida para não só garantir o primeiro lugar como ampliar a atuação em outros segmentos. Parte desse plano foi colocado em prática no início do mês quando a fabricante anunciou um novo ciclo de investimento na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

A unidade, responsável pelos dois modelos mais vendidos da marca (Onix e Prisma), receberá R$ 1,4 bilhão em investimentos para modernizá-la, ampliá-la e prepará-la para exportação. O aporte já era previsto no plano anunciado para a década, mas teria atrasado um ano.

Com os novos recursos, mais cinco fornecedores chegarão ao estado do sul, o que pode significar que os novos veículos que serão produzidos lá necessitarão de mais tecnologias. Embora não revele quais modelos são eles, acredita-se que se trata da nova geração da família Onix,como antecipou o AUTOO no ano passado.

O modelo, que completará cinco anos de mercado em outubro, recebeu um leve facelift no ano passado e deve ser substituído por volta de 2019 assim como o sedã Prisma. A novidade é que a dupla, hoje responsável por dois terços das vendas da Chevrolet, ganhará um “irmão”, um inédito SUV compacto que deve ocupar o espaço hoje preenchido pelo Tracker.

Como é produzido no México e derivado de uma plataforma mais antiga, o Tracker não tem condições de disputar mercado com os líderes do segmento como o HR-V (Honda) e Creta (Hyundai). Já a nova família será desenvolvida sobre a arquitetura GEM, destinada a mercados emergentes. No entanto, o futuro jipinho nacional da Chevrolet só deverá chega ao mercado em 2020, pelo que se estima. Até lá, ao menos nesse segmento a GM não terá "armas" para almejar a liderança.