Nova geração do Mercedes-Benz GLE é antecipada na Europa

Modelo, sucessor do Classe M, ganha maior nível de tecnologia e assistentes de condução
Mercedes-Benz GLE 2019

Mercedes-Benz GLE 2019 | Imagem: Divulgação

A quarta geração do SUV mais vendido da Mercedes-Benz, o GLE, chega a linha 2019 com mais tecnologia e itens de conforto e segurança. Conhecido anteriormente como Classe M, o novo GLE, que compartilha a plataforma com a Classe E, ficou mais moderno e conta com um desenho mais diferenciado na nova geração. 

Seus concorrentes são também velhos conhecidos, como o BMW X5 e o Lexus RX. As linhas gerais do modelo mostram que a marca manteve boa parte do desenho consagrado do Classe M, mas agora conta com a mesma linguagem visual de modelos mais recentes, dentre eles novo Classe A, por exemplo. A Mercedes-Benz diz que até a aerodinâmica mudou no modelo 2019, ficando com o coeficiente aerodinâmico de 0,29 – um dos menores da categoria de acordo com a marca. 

O grande destaque dessa nova geração fica para o interior do modelo, que segue a nova característica da marca em oferecer um painel digital com duas telas de 12,3", que funcionam como o painel de instrumentos e a central multimídia. O equipamento de conectividade, como não poderia ser diferente, é a nova central multimídia MBUX, que conta com inteligência artificial e entende comandos de voz para fazer pequenas funções como mudar a temperatura do ar-condicionado ou traçar uma rota pelo GPS. O novo GLE também ficou cerca de 8 centímetros maior que a geração anterior, o que, segundo a Mercedes-Benz, permite ao SUV oferecer mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros, inclusive nas versões com 7 lugares. O porta-malas agora pode carregar 825 litros de bagagem ou 2.055 litros com os bancos rebatidos, um volume muito bom. 

No quesito segurança, o GLE 2019 conta com assistente de mudança de faixa com frenagem de emergência para casos de risco de colisão em ultrapassagens, bem como assistente de congestionamento ativo, recurso que é capaz de detectar engarrafamentos e controlar o ritmo de deslocamento abaixo dos 60 km/h. O sistema pode até mesmo ajudar a abrir caminho para a passagem de ambulâncias ou viaturas. Outro destaque fica por conta do novo sistema de suspensão pneumática E-Active Body Control, que ajusta a suspensão de cada roda de forma independente e melhora a performance do conjunto da suspensão. 

Para a motorização, a Mercedes-Benz colocou a princípio um motor V6 com 367 cavalos e 51 kgfm de torque. Além do motor a combustão existe um sistema híbrido baseado em uma arquiterura elétrica de 48 V que gera mais 25 cavalos e 25,5 kgfm de torque. O motor é acompanhado de uma transmissão automática de 9 velocidades. Futuramente o novo GLE deve receber versões com motores a diesel e híbrido plug-in. O modelo sera apresentado de forma pública no mês que vem durante o Salão do Automóvel de Paris. Por aqui o modelo deve aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro. As vendas no mercado europeu e norte-americano devem acontecer já no primeiro trimestre de 2019.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!