Nova geração do Mini Cooper terá versão cinco portas

Modelo flagrado na Europa usará a mesma base do futuro BMW Série 1 GT

Novo MINI Cooper cinco portas | Imagem: Reprodução / Carscoop

Os tempos mudaram. A Chrysler agora é da Fiat, o Volkswagen Fusca deixou de lado a concepção de "carro do povo" e a Mini está deixando de ser "mini". A marca inglesa, famosa por criar carrinhos ultrapequenos no passado, já prepara a nova geração do Cooper que será (bem) maior que o original da década de 1960 e terá até uma inédita versão com cinco portas, conforme mostra o flagra feito pelo site Carscoop.

O hatch deve ser o primeiro veículo do grupo BMW a usar a nova plataforma modular de tração dianteira chamada de ULK1, que estará presente também na futura minivan Série 1 GT.

Leia mais: Paceman é a novidade da Mini no Anhembi

No entanto, a distância entre os eixos da versão de cinco portas vai ser ligeiramente maior que a da variante de três portas. Conforme informado pelo site, os modelos terão uma nova família de motores de três cilindros com turboalimentação e movidos a gasolina ou diesel.

O lançamento da nova geração do Mini Cooper está previsto para acontecer no segundo semestre de 2013, após o Salão de Genebra.

Futuros modelos

Além da nova geração do Cooper, a Mini também prepara a versão conversível do hatch, que deve surgir em 2014.

Não só isso, em setembro deste ano Harald Kreuger, diretor de relações industriais da marca inglesa, revelou que a montadora estuda aumentar ainda mais a sua gama e isso inclui a possibilidade de adicionar um novo esportivo do tamanho do Mazda MX-5 e até um sedã compacto ao seu portfólio.

Jair Oliveira

Jair Oliveira

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas