Nova geração do Mini Cooper terá versão cinco portas

Modelo flagrado na Europa usará a mesma base do futuro BMW Série 1 GT

Novo MINI Cooper cinco portas | Imagem: Reprodução / Carscoop

Os tempos mudaram. A Chrysler agora é da Fiat, o Volkswagen Fusca deixou de lado a concepção de "carro do povo" e a Mini está deixando de ser "mini". A marca inglesa, famosa por criar carrinhos ultrapequenos no passado, já prepara a nova geração do Cooper que será (bem) maior que o original da década de 1960 e terá até uma inédita versão com cinco portas, conforme mostra o flagra feito pelo site Carscoop.

O hatch deve ser o primeiro veículo do grupo BMW a usar a nova plataforma modular de tração dianteira chamada de ULK1, que estará presente também na futura minivan Série 1 GT.

Leia mais: Paceman é a novidade da Mini no Anhembi

No entanto, a distância entre os eixos da versão de cinco portas vai ser ligeiramente maior que a da variante de três portas. Conforme informado pelo site, os modelos terão uma nova família de motores de três cilindros com turboalimentação e movidos a gasolina ou diesel.

O lançamento da nova geração do Mini Cooper está previsto para acontecer no segundo semestre de 2013, após o Salão de Genebra.

Futuros modelos

Além da nova geração do Cooper, a Mini também prepara a versão conversível do hatch, que deve surgir em 2014.

Não só isso, em setembro deste ano Harald Kreuger, diretor de relações industriais da marca inglesa, revelou que a montadora estuda aumentar ainda mais a sua gama e isso inclui a possibilidade de adicionar um novo esportivo do tamanho do Mazda MX-5 e até um sedã compacto ao seu portfólio.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!