A Toyota confirma nesta quinta-feira (23) que a nova geração do RAV4, seu representante entre os SUVs médios, estreará no mercado brasileiro em junho.

A novidade chegará ao mercado em duas versões, a S Hybrid (R$ 165.990) e a SX Hybrid (R$ 179.990). Com o nome indica, o SUV será importado do Japão somente em sua configuração híbrida, que conta com o motor 2.5 16V a gasolina trabalhando em conjunto com outros três motores elétricos para entregar uma potência combina de 222 cv.

O motor a combustão incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível. O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II, 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. Com esse sistema híbrido, acrescenta a Toyota o novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível (55 litros), dependendo do estilo de condução.  

De acordo com os números oficiais, o novo RAV4 híbrido entregará médias de 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l em uso rodoviário.

Outro ponto muito relevante sobre a nova geração do Toyota RAV4 é que o SUV passa a ser construído de acordo com a nova plataforma global da marca (TNGA). Com isso, o novo RAV4 utiliza a mesma arquitetura GA-K também presente na nova geração do Camry. O SUV está mais baixo, ágil e mais estável, nas palavras da Toyota. O centro de gravidade está 10 mm mais baixo, o que ajudou a melhorar a estabilidade do modelo. A largura total do veículo foi aumentada (+10 mm), bem como a distância entre-eixos (+30 mm), o que deverá melhorar o conforto a bordo. A distância mínima em relação ao solo também foi ampliada em +15 mm. O porta-malas do novo RAV4 oferece espaço para 580 litros de bagagem e a tampa possui abertura e fechamento elétricos, que pode ser acionado tanto pela chave como por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro).

O Toyota RAV4 Hybrid também oferece um novo sistema inteligente de tração integral AWD. Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras, dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos localizado no eixo traseiro (sem cardã). A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior (40/60). Além disso, o sistema incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições mais severas em vias não pavimentadas por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, portanto as que podem tracionar o veículo.

Também caberá à nova geração do Toyota RAV4 estrear no Brasil o Toyota Safety Sense para a versão SX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. O pacote engloba o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto com comutação automática e o assistente de permanência em faixa com correção ativa.

Confira, abaixo, um resumo do que cada uma das versões do novo RAV4 Hybrid vai oferecer aqui no Brasil:

S Hybrid – R$ 165.990

Itens de série: 7 airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático com duas zonas de atuação e saída para os bancos traseiros, freio de estacionamento com acionamento elétrico (EPB) e função Auto Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), rodas de liga leve aro 18”, sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.

SX Hybrid – R$ 179.990

Todos os itens da S Hybrid mais: teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).  

 
 
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/