Nova Ranger obtém nota máxima de segurança

Picape, segundo a Euro NCAP, é a mais segura do segmento. Freemont e Veloster também são aprovados

Nova Ranger ganha 5 estrelas em segurança | Imagem: Euro NCAP

Em sua terceira geração, a Ford Ranger acaba de conseguir algo até então inédito em sua longa trajetória. A nova picape média recebeu cinco estrelas, a nota máxima, na avaliação da Euro NCap, que realiza os mais rigorosos crash-tests do mundo.

Conforme relatórios da instituição, além de obter bons números de proteção para adultos e crianças  (96% e 86% respectivamente), o modelo também estabeleceu um novo recorde para o seu segmento, obtendo 81% no teste de proteção ao pedestre. Apenas para efeito de comparação, a geração anterior da Ranger havia conseguido apenas 11%.

Conforme antecipou AUTOO, o modelo chega ao Brasil no primeiro semestre de 2012 equipado com os motores Duratorq 2.2 de 150 cv e 3.2 V6 de 200 cv, ambos a diesel. Quanto ao motor a gasolina, o modelo poderá ter um Duratec 2.5 de 165 cv em substituição ao 2.3 que equipa a atual geração da picape.

Veloster e Freemont também são aprovados

A bateria de testes mais recente da Euro NCAP também teve a presença dos modelos Fiat Freemont e Hyundai Veloster, ambos também aprovados com nota máxima. O modelo da marca italiana mostrou bons resultados principalmente nos testes de colisão lateral e proteção aos pedestres. Já na avaliação de impacto frontal o veículo obteve avaliação de segurança “razoável” para as pernas, “adequada” para pernas e peito e “boa” para a cabeça.

O modelo coreano, apesar de ser menor que o Fiat, conseguiu resultados de proteção superiores nos testes de colisão frontal e lateral. Por outro lado, o Veloster pode causar mais danos em pedestre do que o Freemont, que é um crossover.

Contam ainda a favor dos carros o fato deles já serem equipados com recursos de segurança extras, como freios ABS, airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Assine a newsletter semanal do AUTOO!