Novidades entre os hatches: Fiat Argo e Hyundai HB20 receberão melhorias

Modelos devem estrear, ainda neste ano, aprimoramentos interessantes
Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Argo: mudança sutil no para-choque dianteiro

Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Argo: mudança sutil no para-choque dianteiro | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Um dos segmentos mais relevantes em nosso mercado, a categoria dos hatches compactos contará com novidades importantes ao longo dos próximos meses, envolvendo, inclusive, dois dos representantes mais buscados entre os consumidores. 

Começando pelo Fiat Argo, apesar de tratar-se apenas de uma mudança de ano/modelo, a linha 2023 do hatch vai estrear com um aprimoramento técnico significativo. 

Estamos falando da aguardada aplicação do câmbio CVT em conjunto com o motor 1.3 Firefly, combinação que certamente vai conferir alto nível de eficiência ao Argo e torná-lo muito mais competitivo no segmento, já que a transmissão automática é um item cada vez mais desejado pelos brasileiros. 

O Argo CVT também deverá se tornar uma opção bastante válida para o público PcD, já que seu preço final deverá ficar abaixo dos R$ 100 mil dependendo da versão, o que permitirá a compra do modelo com as isenções integrais. 

Para quem precisa de um porta-malas maior ou tem preferência pela carroceria sedã, vale destacar que o Fiat Cronos, irmão três volumes do Argo, também receberá a opção do câmbio CVT. 

Acompanhando a chegada da transmissão automática, é possível que a Fiat promova ainda uma discreta atualização visual em sua gama de compactos, com uma revisão sutil nos para-choques dianteiro e traseiro, entre outros pontos. 

Tomando como base a versão Trekking, que certamente terá a opção do novo câmbio automático, o designer Kleber Silva preparou duas projeções que adiantam eventuais melhorias estéticas que podem figurar no Argo 2023. 

Na parte traseira, Argo 2023 deverá contar com uma leve revisão estética no para-choque
Na parte traseira, Argo 2023 deverá contar com uma leve revisão estética no para-choque
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Hyundai HB20 2023 

Realizando uma correção de rota, por assim dizer, a Hyundai deverá lançar nos próximos meses uma reforma visual para a linha HB20 2023

Como sinalizam flagras de protótipos em teste, os aprimoramentos deverão ser concentrados na dianteira e na traseira do hatch, procurando eliminar de vez as polêmicas envolvendo o design da segunda geração do HB20. 

Assim como para o Argo 2023, o designer Kleber Silva preparou duas sugestões para o facelift do HB20 que você confere ao longo do texto. 

Proposta de Kleber Silva para o Hyundai HB20 2023
Proposta de Kleber Silva para o Hyundai HB20 2023
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Além de eventuais melhorias também na parte interna, não são esperadas mudanças técnicas ou mecânicas para o HB20 2023. Hoje a gama contempla o motor 1.0 aspirado para os catálogos mais acessíveis e o 1.0 com turbo e injeção direta a partir das versões intermediárias. 

Devo aguardar pelas novidades?  

Se você está de olho em um hatch compacto, sobretudo com câmbio automático, vale a pena sim aguardar pelas atualizações de Fiat Argo e Hyundai HB20. 

A dupla não deve demorar para chegar ao mercado e, pelas credenciais que tanto o Argo quanto o HB20 entregam, as evoluções para as respectivas linhas 2023 vão enfatizar ainda mais os diversos pontos fortes que esses modelos já oferecem hoje em dia, tais como, no caso do Hyundai, a robustez mecânica e, no Fiat, o bom nível de acabamento interno, entre outras qualidades dos dois produtos. 

Com a introdução do câmbio CVT, finalmente o Fiat Argo terá opções automáticas verdadeiramente interessantes e competitivas, enquanto o Hyundai HB20, ao atualizar seu design, pode atrair um público maior de consumidores. Portanto, vale a pena ficarmos de olho na dupla!

Proposta de Kleber Silva para o Hyundai HB20 2023
Proposta de Kleber Silva para o Hyundai HB20 2023
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG