Novo Corsa: com base de Peugeot, hatch desapontou os ingleses

Nova geração do hatch é basicamente um 208 com visual diferente. Preço elevado e dirigibilidade apenas ok desagradaram
Acima a geração mais recente do Opel Corsa

Acima a geração mais recente do Opel Corsa | Imagem: Divulgação

Depois de alguns anos sob a direção da PSA (Peugeot-Citroën), Opel e Vauxhall (exclusiva do Reino Unido) já utilizam diversas plataformas da empresa francesa. Foi o que aconteceu com o atual Corsa europeu, com mesma arquitetura do Peugeot 208, e o que irá ocorrer com a oitava geração do Astra por lá.

Apesar de a nova trajetória ter colocado Opel e Vauxhall de volta ao caminho dos lucros, há quem viu uma piora na qualidade dos carros. Foi o caso dos britânicos da Autocar, que avaliaram um Vauxhall Corsa naquele país e não ficaram totalmente satisfeitos com a evolução do modelo, apesar de terem apontado algumas qualidades.

Opel Corsa 2020
Corsa 2020 compartilha a plataforma com o Peugeot 208
Imagem:

A unidade avaliada era a topo de linha Ultimate NAV. Por ela, são cobradas 25.990 libras esterlinas na Terra da Rainha. Na conversão direta da moeda, seria equivalente a cerca de 184,3 mil. O carro já conta com central multimídia de tela maior e diversos assistentes de condução semi autônomos. O motor era 1.2 turbo a gasolina de três cilindros, com 100 cv de potência e 20,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito velocidades.

Acima o Corsa-e, variante elétrica do hatch compacto europeu
Modelo é vendido no Reino Unido pela Vauxhall
Imagem: Divulgação

Começando pelo visual, este foi o ponto onde os britânicos mais elogiaram o carro. Gerações anteriores do Corsa, ainda sob administração da General Motors, tinham carrocerias altas, quase como vans. Com a nova geração e a plataforma da PSA, o carro ficou mais baixo, sóbrio e foi avaliado até como elegante. Na Inglaterra, o Corsa é um carro muito popular, facilmente visto como veículo de auto-escola. Assim, a mudança foi bem-vinda.

No entanto, ao mesmo tempo em que a carroceria mais baixa dá o tom elegante, ela comprometeu o espaço interno e os ingleses apontaram que o Corssa ficou menos prático e perdeu espaço para as pernas na segunda fileira. A cabine recebeu os mesmos apontamentos do exterior: apesar da aparência mais trabalhada, não foi encontrado nada ali que justificasse seu preço significativamente acima dos principais rivais.

E não foi apenas no acabamento que os britânicos viram o novo Corsa ser superado pelos rivais. Na opinião deles, o conjunto motriz se mostrou um tanto lento em acelerações e retomadas, dando a impressão de que o hatch não conseguiria acompanhar o ritmo de outros modelos compactos com pequenos motores turbinados, como o Ford Fiesta e o Volkswagen Polo.

Opel Corsa 2020
Interior do Opel/Vauxhall Corsa 2020
Imagem:

Em termos de dirigibilidade, o novo Corsa foi apontado apenas como competente. Segundo a publicação, a condução não gera insegurança, mas não traz nenhum resquício de engajamento como em gerações anteriores do modelo. Foi dito inclusive que, em pavimentações ruins, o carro pode parecer até desconfortável, o que não condiz com o visual mais elegante.

Na conclusão, foi apontado que o Corsa de fato evoluiu, mas nem todas as mudanças foram para melhor. Com opções bem mais baratas, mais práticas e mais divertidas naquele mercado, caberá ao hatch contar com uma base fiel de compradores. No entanto, foi deixado no ar que a versão elétrica, grande aposta da Vauxhall, pode melhorar a impressão.

Opel Corsa 2020
Opel/Vauxhall Corsa 2020
Imagem:

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa