Da família de crossovers da Hyundai, o Santa Fe é o pioneiro. Quando surgiu, em 2000, não passava de um modelo de aparência sofrível, mas em 2006 a mudança foi da água para o vinho. Linhas elegantes e fortes, personalidade e um acabamento que o fazia ser confundido com veículos de marcas mais tradicionais.

De lá para cá, surgiram o maior Veracruz e o desejado ix35, mas o Santa Fe permaneceu em linha com poucas novidades. Enquanto isso no Brasil, seu “primo” Sorento, da Kia, repaginado, simplesmente tomou seu espaço e vende mais há algum tempo.

Ou seja, estava na hora de o Santa Fe mudar para valer. E é o que mostram os flagras feitos nesta quinta-feira, 11, por dois sites estrangeiros, o Autoblog e o Joke for Blog. Neles, protótipos do novo crossover aparecem com pesados disfarces mas já com configurações próximas das versões finais.

E o que se vê enche os olhos. Com visual seguindo o estilo “escultura fluída”, o novo Santa Fe mostra alguns traços próprios: a grade frontal tem três lâminas cromadas, e a traseira, um enorme vinco em V. Há, sim, semelhanças com o resto do portfólio, como na linha de cintura que toma uma curva para cima e vai de encontro à coluna C e ao teto. Os faróis também parecem ter um desenho similar ao do ix35.

Pelo aspecto desses exemplares, é de se imaginar que o novo Santa Fe seja lançado ainda em 2011 na Coréia do Sul. Se isso for confirmado, tudo leva a crer que o crossover chegue ao Brasil em 2012.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/