Novo Kia Optima é adiado para 2012

Sedã já foi homologado para o mercado brasileiro, mas seu lançamento atrasou

Kia Optima 2011 | Imagem: Kia Motors

A indecisão momentânea do governo brasileiro sobre o aumento do IPI para carros importados levou a Kia Motors a adiar o lançamento do novo Optima (antes Magentis) no mercado nacional. Antes previsto para os últimos meses deste ano, o carro acabou empurrado para o planejamento da marca para 2012, segundo confirmou a assessoria de imprensa da marca sul-coreana no país.

O Optima, quando chegar, será o sedã intermediário da Kia, posicionado acima do Cerato e abaixo do Cadenza. O veículo já está até homologado para rodar nas estradas do país.

O modelo que vem para o país é a série com motor 2.4 16V a gasolina (DOHC, não o GDI com injeção direta de gasolina) com 180 cv e 23,6 kgfm de torque. Até pelo filão no qual o carro se encaixa, o Optima será oferecido somente com transmissão automática de 6 velocidade – no exterior há opção de câmbio manual de 6 marchas .

Kia Optima
AUTOO

A Kia já conta com uma série de unidades do Optima rodando pelo Brasil, como mostra o flagra acima

Segundo números da montadora, o veículo mede 4,85 metros de comprimento, sendo 2,80 m somente de distância entre-eixos, dimensão está importante para definição do espaço na cabine. Optima, no caso, leva até 5 ocupantes e mais 436 litros de volume de bagagem no porta-malas. O carro ainda traz em seu pacote de segurança 6 airbags, freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Concorrente de carros como Ford Fusion, Chevrolet Malibu e Hyundai Sonata, o Optima deve chegar ao mercado acima dos R$ 100.000. A programação inicial era pedir R$ 105.000 pelo carro, como antecipou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, no início deste ano. No entanto, esse valor deve subir caso o IPI para importados for realmente elevado – a decisão saí dia 15 de dezembro.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!