Novo Logan chegará às lojas brasileiras em novembro

Sedã da Renault manteve bom espaço, mas visual evoluiu. Interior e itens de série deverão ser aprimorados

Renault Logan 2014 | Imagem: Divulgação

O novo Logan já tem data para chegar às concessionárias da Renault: em novembro. A marca francesa mostrará a nova geração do sedã nos dias 3 e 4 do mês que vem para a imprensa especializada em São Paulo e as vendas devem começar pouco tempo depois.

O Logan evoluiu em vários sentidos embora tenha mantido a mesma base. É mais que uma reestilização, mas não chega a ser um carro 100% novo. É como se a Renault tivesse reprojetado o modelo sobre a mesma plataforma.

O lado positivo disso é que o carro continuará a ser barato e espaçoso, porém, com incremento sobretudo na qualidade de construção, nos itens de série e, principalmente, no design, enfim minimamente atraente.

Modelo para ex-comunistas

Tudo isso é fruto do aprendizado da Dacia ao longo dos últimos dez anos. A marca romena criou o Logan com uma missão inédita, ser um carro acessível e moderno para o público do Leste europeu, recém saído de décadas de comunismo e veículos ultrapassados. Por isso, beleza foi um fator secundário, o importante era comportar as numerosas famílias de Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e afins.

Veja também: novo Duster chega ao Brasil em 2015

O que a Renault talvez não esperasse é que o Logan fosse  se encaixar bem no papel de carro de países emergentes, incluindo o Brasil. Mas aqui, nosso mercado mais desenvolvido e os impostos elevados transformaram o Logan num sedã de vendas razoáveis, graças ao preço bem mais alto que em outras regiões e aos concorrentes mais numerosos.

O caminho do sucesso foi encontrado logo em 2007, mais de um ano depois que o Logan chegou ao Brasil. O lançamento do Sandero, hatch irmão do Logan provou que era possível fazer um carro barato e atraente. O resultado pode ser visto nas vendas: o hatch vende três vezes mais que o sedã sem nada além de visual melhor.

Com esse feedback em mãos, coube à Dacia repensar o Logan e o Sandero de forma a manter suas consagradas características, mas com um estilo mais à altura dos novos rivais, que souberam imitar suas virtudes e inserir outras novidades no segmento. É daí que surgiu a nova geração de ambos na Europa.

Por aqui, o Logan, mais antigo, será o primeiro a mudar, mas o Sandero troca de figurino no início de 2014 também. E, pela primeira vez, os dois serão idênticos na parte frontal, introduzindo o conceito de família que inexistia na primeira geração. Espera-se que agora torne-se uma dupla que vende bem em ambas as roupagens.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções