Novo SUV de entrada da Toyota se chamará Urban Cruiser na Índia

Novidade será fruto de parceria com a Suzuki e direcionada ao mercado indiano. Nome se aproximará da linha Land Cruiser
Suzuki Vitara torna-se Toyota Urban Cruiser na Índia

Suzuki Vitara torna-se Toyota Urban Cruiser na Índia | Imagem: Reprodução internet

Enquanto nós brasileiros aguardamos ansiosamente pelo Corolla Cross, novo SUV de entrada da Toyota que deve chegar ao nosso mercado em 2021, os indianos receberão uma nova opção de utilitário esportivo de entrada em breve. No entanto, tal estreia ocorrerá de uma forma no mínimo inusitada.

Por conta de uma parceria da Toyota com a Suzuki na Índia, este novo SUV mais acessível da primeira seria na verdade uma versão rebatizada do Vitara, modelo da segunda que é fabricado em parceria com a indiana Maruti. Por lá, o modelo se chama “Maruti-Suzuki Brezza” originalmente, mas a Toyota pretende dar um nome com mais significado para a empresa.

O modelo está programado para estrear por lá ainda em agosto e, segundo o Autocar India, a novidade deverá se chamar Toyota Urban Cruiser. A estratégia seria a de aproximar o novo SUV pequeno da empresa ao legado de outros fora-de-estrada de sucesso da Toyota, como o icônico Land Cruiser.

Enquanto a imprensa indiana está elogiando o modelo por sua plataforma global e segura, algo incomum por lá, foi ressaltado que o Toyota Urban Cruiser não será um fora-de-estrada nato, tendo o uso focado em centros urbanos por mais que o nome leve a crer que seja um SUV 4x4 para usar na terra. 

No Brasil, o Suzuki Vitara é oferecido com preços variando entre R$ 104.990 e R$ 139.990. As versões de entrada conta com um motor 1.6 16V aspirado de 126 cv de potência e 16,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é apenas dianteira. Há opção de tração integral All Grip nas versões turbo, mas sem caixa de redução. Nesse caso, o motor é 1.4 turbo com 146 cv e 23,5 kgfm e o câmbio é o mesmo.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!