Novos ônibus elétricos são aprovados para operarem em São Paulo

Marcopolo Attivi Integral pode levar até 80 passageiros e tem autonomia de 250 km
Novo ônibus elétrico da Marcopolo de 13 metros de comprimento vai começar a funcionar em São Paulo em 2024

Novo ônibus elétrico da Marcopolo de 13 metros de comprimento vai começar a funcionar em São Paulo em 2024 | Imagem: Divulgação

Ao longo de 2024 a cidade de São Paulo deverá receber 400 novos ônibus elétricos Marcolopo Attivi Integral, modelo que foi aprovado  pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na capital paulista. 

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Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus de São Paulo. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.

Durante três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.

Interior do novo ônibus elétrico leva até 80 passageiros e conta com sistema de ar-condicionado
Interior do novo ônibus elétrico leva até 80 passageiros e conta com sistema de ar-condicionado
Imagem: Divulgação

Entre os destaques do Attivi está o sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. Além disso, as recargas das baterias podem ser feitas por meio do  sistema do tipo CCS2

O novo ônibus elétrico que vai começar a operar em São Paulo vem com motor elétrico de 523 cv e nada menos que 285,7 kgfm de torque, força que fica disponível assim que o motoirista encosta o pé direito no acelerador. Para funcionar a contento, o veículo de 13 metros de comprimento também conta com direção eletro-hidráulica e suspensão pneumática.

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

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