Número de carros blindados sobe 10,5%

Segundo a Abrablin, 8.106 veículos foram blindados no Brasil em 2011

Classe E Guard 2012 | Imagem: Divulgação

Segundo balanço da Associação Brasileira de Blindagem, a Abrablin, a blindagem automotiva bateu um novo recorde no Brasil em 2011. Nas contas da entidade, que reúne empresas do ramo no mercado nacional, 8.106 veículos foram blindados no país no ano passado, o que representa um aumento de 10,55% na categoria.

O órgão também traçou o perfil do consumidor que procura pela blindagem veicular. A maioria são homens (65%), com idades entre 40 e 49 anos (27%). Já com relação às mulheres, a faixa etária entre 50 a 59 anos é a que mais procura pelo serviço de segurança.

A Abrablin também constatou que 75% do público consumidor deste mercado é composto por executivos e empresários, seguido por artistas/cantores (9%), juízes (7%), políticos (6%) e outros (3%). Já o estado onde há maior procura por blindagem é São Paulo, com 78% do volume nacional total, enquanto Rio de Janeiro fica com 14%. Outros distritos com demanda pelo serviço é o Pernambuco, com 2% de participação, Paraná e Bahia, cada um com 1%. As demais regiões do país unidas somam 4%.

Segundo a entidade, o aumento pela procura por carros blindados é um indicativo do aumento da criminalidade e a sensação de insegurança do consumidor. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, no primeiro semestre de 2012 houve uma elevação de 7% nos homicídios dolosos na comparação com 2011, ao passo que o número de roubos de veículo aumentou 16,9%.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!