Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Onix de volta à liderança em 2022? Ainda não

No início de janeiro, a Strada e os SUVs Renegade e Compass estão no topo de ranking de vendas enquanto o Peugeot 2008 já superou vendas de dezembro

Quem imaginava ver as coisas voltando ao normal nas vendas de veículos em 2022 vai ter que esperar mais algumas semanas. O início dos emplacamentos em janeiro traz um cenário bastante distorcido, sobretudo por conta de registros massivos de modelos da Stellantis.

Sim, ela de novo. As marcas debaixo do seu guarda-chuva ocupavam nove das 20 posições do ranking provisório. Strada, Renegade e Compass eram os três modelos mais vendidos até esta quarta-feira, só então aparecendo o Onix, veículo que liderou o mercado no final de 2021.

É preciso reconhecer que janeiro é um mês de ajustes. Muitas marcas aproveitam o final do ano para antecipar emplacamentos, o que acaba impactando nos números do ano seguinte. Pegue-se a Chevrolet como exemplo. Após um dezembro bastante movimentado, Onix, Onix Plus e Tracker tinha atingido entre 22 e 26% do volume do mês anterior.

Na Stellantis, a situação é oposta. Alguns produtos do grupo simplesmente viram seus emplacamentos dispararem em poucos dias. O mais curioso deles é o SUV 2008, da Peugeot, que já tinha 1.566 unidades vendidas, 118% a mais do que em dezembro.

O irmão 208 não ficou longe: 1.619 veículos emplacados ou 89% do volume do mês passado, seguido pelo Renegade, vice-líder até o momento com 3.543 unidades. Vale lembrar que o Jeep está passando por uma mudança visual e técnica, o que causa mais oscilações no mercado.

Chevrolet Onix 2021
Retorno do Onix ao 1º lugar do ranking ainda não aconteceu
Imagem: Divulgação

Seria razoável esperar vendas ligeiramente inferiores a dezembro já com mais da metade do mês de janeiro, ou seja, marcas entre 35% e 50% parecem razoáveis, como ocorre com o Creta (40%) e o T-Cross (38%) ou o estreante Pulse (50%).

De qualquer forma, a situação deve se normalizar à medida que a economia volte a aquecer e o legado de 2021 vai sendo absorvido. Junte-se a isso o fato de que o Ibama deu mais três meses para que as montadoras concluam carros que não se enquadram nos novos padrões ambientais e teremos um quadro bastante interessante nos próximos meses.

Confira os 20 veículos mais vendidos até aqui:

Posição Modelo Categoria Até 18 de janeiro dez/21 % de dez/021 jan/21 % de jan/21
Fiat Strada Picape 4.363 9.060 48% 9.231 47%
Jeep Renegade SUV 3.543 4.293 83% 7.091 50%
Jeep Compass SUV 3.133 6.668 47% 5.029 62%
Chevrolet Onix Hatch 2.992 11.529 26% 10.565 28%
Volkswagen T-Cross SUV 2.498 6.574 38% 5.239 48%
Hyundai HB20 Hatch 2.447 7.926 31% 7.936 31%
Hyundai Creta SUV 2.393 6.038 40% 4.067 59%
Volkswagen Gol Hatch 2.244 8.329 27% 6.276 36%
Chevrolet Onix Plus Sedã 2.202 9.105 24% 7.139 31%
10º Fiat Pulse SUV 2.199 4.432 50%    
11º Toyota Hilux Picape 2.103 5.408 39% 3.301 64%
12º Fiat Toro Picape 2.038 5.139 40% 5.232 39%
13º Citroën C4 Cactus SUV 2.036 2.721 75% 487 418%
14º Chevrolet Tracker SUV 1.730 7.936 22% 4.591 38%
15º Toyota Corolla Cross SUV 1.729 4.581 38%    
16º Peugeot 208 Hatch 1.619 1.814 89% 777 208%
17º Toyota Corolla Sedã 1.597 4.922 32% 2.224 72%
18º Peugeot 2008 SUV 1.566 1.325 118% 420 373%
19º Renault Kwid Hatch 1.528 6.775 23% 3.896 39%
20º Fiat Argo Hatch 1.512 4.509 34% 5.018 30%

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%