Onix e Palio desapontam em crash-teste

Modelos conseguem apenas três estrelas em ensaios do Latin NCAP; Peugeot 208 foi o melhor, com quatro estrelas

O Onix obteve apenas três estrelas no crash-teste | Imagem: Latin NCAP

O Latin NCAP, entidade que realiza testes de segurança com automóveis vendidos na América do Sul e Central, divulgou nesta terça-feira (19) os resultados de sua quinta bateria de testes, que envolveu os modelos Chevrolet Onix e Spark, Fiat Palio e Peugeot 208.

Segundo análise do NCAP, os testes mostraram avanços em carros da Fiat e Peugeot, enquanto o desempenho da Chevrolet ainda desaponta.

O melhor carro da rodada foi o Peugeot 208, que obteve quatro estrelas (de cinco possíveis) na proteção para adultos e três para a proteção de crianças. Conforme divulgou o órgão, a estrutura do carro teve desempenho correto e foi qualificada como “estável”. O Latin NCAP, porém, deu um “puxão de orelha” na Peugeot e pediu os mesmos equipamentos de segurança que 208 tem na Europa, como controle eletrônico de estabilidade, Isofix e airbags laterais. “O Latin NCAP tem convicção que o Peugeot 208 pode obter no futuro as cinco estrelas”, aponta a instituição.

Logo em seguida vem o Palio, na versão mais recente, com três estrelas na proteção de adultos e duas para passageiros infantis, resultado considerado insatisfatório. O Latin NCAP também testou uma versão sem airbags, que obteve nota zero – esse carro, porém, não é mais fabricado. O órgão parabenizou a Fiat por ter incorporado os airbags de sério ao compacto, mas recomendou a marca também equipá-lo com sistema Isofix e cintos de três pontos em todas as posições.

O Chevrolet Onix também não foi muito bem nos testes. O modelo recebeu três estrelas na parte de proteção para adultos e duas para crianças, mesmo resultado do Palio, que é apenas razoável. No teste de colisão, a estrutura se mostrou estável, mas apresentou riscos aos ocupantes quando o assoalho abriu na área dos pés do motorista. O Latin NCAP também recomenda a GM acrescentar sistemas Isofix e cintos de três pontos em todos os assentos. Em comunicado, a entidade lamenta esse resultado, pois trata-se de um veículo novo.

Nos testes de colisão frontal do Latin NCAP, os veículos atingem uma barreira fixa a pouco mais de 60 km/h. Toda ação é meticulosamente registrada em vídeo e sensores instalados em bonecos que simulam passageiros medem as forças do impacto sobre o corpo.