Uma notícia que abalou a madrugada desta quarta-feira (3) no Brasil foi a morte de Lee Iacocca, um dos mais célebres e consagrados executivos da indústria automotiva global. Filho de imigrantes italianos, Lido Anthony “Lee” Iacocca, nasceu na Pennsylvania, em 5 de outubro de 1924, e até o momento a causa de sua morte não foi revelada pela família.

Iacocca ganhou fama na indústria por seu modo de gestão bem peculiar e suas análises em grande parte sempre corretas envolvendo o setor automotivo. O norte-americano ingressou na Ford em 1946 e tornou-se presidente da empresa no fim da década de 1970, sendo o responsável pelo projeto do Mustang.

Após ingressar a Chrysler em 1978, Iacocca preparou um elaborado plano para salvar a empresa que estava quase falida e vislumbrou um segmento que fez muito sucesso nos EUA: as minivans. Com sua plataforma K, que estrou em 1984, a Chrysler fez sucesso com seus modelos de apelo familiar.

A Fiat Chrysler emitiu um comunicado após a morte de Iacocca que reproduzimos na íntegra: a companhia lamenta a notícia da morte de Lee Iacocca. Ele desempenhou um papel histórico na direção da Chrysler através de seu período de crise, tornando-a uma verdadeira força competitiva. Ele foi um dos grandes líderes de nossa empresa e da indústria automobilística como um todo. Ele também desempenhou um papel profundo e incansável no cenário nacional como estadista de negócios e filantropo.

Lee nos deu uma mentalidade que nos motiva até hoje - que é caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem. Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecido pela excelência e também por sua contribuição para a sociedade. Seu legado é a resiliência e fé inabalável no futuro com os quais vivem os homens e mulheres da FCA que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões por ele estabelecidos.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/