Para chefão da Fiat Chrysler, carros elétricos ''ameaçam o planeta''

Saiba os motivos que levam Sergio Marchionne a questionar a nova onda dos carros elétricos
Acima o Fiat 500e, um dos raros modelos elétricos da Fiat Chrysler

Acima o Fiat 500e, um dos raros modelos elétricos da Fiat Chrysler | Imagem: Divulgação

Tido como uma das grandes estrelas entre os principais executivos da indústria automotiva global, ao lado de Carlos Ghosn da aliança Renault-Nissan, o responsável pelas atividades da Fiat Chrysler deu uma declaração polêmica nesta semana ao receber um título honorário pela universidade de Trento, na Itália. Para Sergio Marchionne, a atual onda de migração para os carros elétricos deve ser vista com cuidado, já que eles podem se tornar uma “ameaça” para o planeta.

Na opinião do CEO da Fiat Chrysler Automobiles, “uma introdução forçada de carros elétricos movidos a bateria em uma escala global sem solucionar o problema de como conseguir energia limpa para abastecê-los pode colocar em risco a existência do planeta”, declarou Marchionne.

O CEO acrescenta que dois terços da eletricidade global atualmente é obtida de fontes fósseis, como a queima de carvão ou combustíveis. “Isso signfica dizer que a atual taxa de emissões de CO2 de um carro elétrico é, no melhor dos cenários, no mínimo equivalente às de um carro moderno a gasolina”.

Por fim, analisando a parte comercial, Marchionne destacou que os carros elétricos são pouco interessantes financeiramente. O CEO revelou que a FCA chega a perder impressionantes US$ 20.000 a cada unidade do Fiat 500 elétrico que comercializa no Estado da Califórnia (EUA). Uma perda considerável que chega a mais de R$ 60.000 por unidade.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!