Para não poluir, próxima geração da Ram 2500/3500 contará com motor a hidrogênio

Previsão é que a dupla renovada deverá ser lançada no fim desta década
Ram 3500 Heavy Duty Limited 2022

Ram 3500 Heavy Duty Limited 2022 | Imagem: Divulgação

Ao que tudo indica, o futuro das picapes grandes da Ram (linha Heavy Duty) começa a ser delineado, ao menos no que diz respeito ao conjunto propulsor. 

Voltando para março deste ano, quando a Stellantis apresentou seu plano Dare Forward 2030, que reúne as diretrizes da companhia para os próximos anos, o conglomerado deixou claro que o uso de hidrogênio como combustível está nos planos para a gama Ram

Inclusive, a Stellantis destaca algumas vantagens do combustível em relação aos carros elétricos, como a autonomia superior e a rapidez na hora do abastecimento dos cilindros com o gás, que leva em torno de 3 minutos, enquanto um veículo 100% elétrico com uma bateria de 75 kWh demanda 7h30 para efetuar a recarga completa. 

O hidrogênio é um combustível com alta densidade energética e, desde que produzido com eletricidade renovável, pode ser considerado “verde” e livre de emissões. 

Avançando para o último dia 22, a Cummins, empresa que atualmente é a fornecedora do motor 6.7 turbodiesel que equipa a gama 2500/3500, forneceu uma pista interessante para o futuro das duas picapes. 

A sistemista apresentou seu novo propulsor chamado X15H, que tem nada menos do que um deslocamento de 15 litros e é movido exclusivamente a hidrogênio. 

Acima o motor X15H a hidrogênio desenvolvido pela norte-americana Cummins
Acima o motor X15H a hidrogênio desenvolvido pela norte-americana Cummins
Imagem: Divulgação

Segundo a empresa, um motor como o X15H compartilha muitos elementos em seu projeto com propulsores atuais movidos a combustíveis derivados do petróleo ou biocombustíveis, o que posiciona a tecnologia como algo não tão impactante do ponto de vista do preço final dos veículos. 

A Cummins não entrou em detalhes sobre a estreia do X15H no mercado, contudo, nos bastidores, cogita-se que a estreia das novas gerações das Ram 2500 e 3500 fique para 2027, inaugurando a linha 2028 das picapes. 

A dupla já deverá ser construída sobre a plataforma STLA Frame, que será posicionada como a estrutura mais avançada do conglomerado para veículos de grande porte e que adotem a construção de carroceria sobre chassi. 

É esperado que a nova plataforma confira para a gama Ram Heavy Duty ainda mais robustez e, quem sabe até, a aplicação de um motor elétrico no eixo traseiro, tornando o sistema de tração 4x4 mais leve e eficiente ao dispensar o eixo cardã.   

RAM 3500 2022
RAM 3500: picape foi lançada no Brasil em março deste ano
Imagem: Divulgação