Muitos consumidores se perguntam o que é e em quais situações o reparo rápido pode ser efetuado em seus carros. Para quem gosta de deixar o carro sempre em ordem, sem arranhões e com uma pintura impecável, é comum sempre fazer retoques e pequenos consertos na lataria. Mas nem sempre é fácil manter tudo em perfeitas condições e, quando um acidente acontece, os consumidores buscam oficinas que oferecem esse tipo de serviço.

O reparo rápido pode ser feito em algumas condições e facilita a vida de quem não pode ficar sem o carro por muito tempo. De acordo com o superintendente técnico do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Emerson Feliciano, o mercado de oficina mecânicas está mais amplo e com serviços de reparação do veículo que são executados enquanto o cliente espera na recepção da oficina.

"Geralmente, a reparação rápida inicia-se com o lixamento das bordas, onde será realizado o nivelamento das camadas de tinta existente e, consequentemente, se necessário, a aplicação da massa de cura rápida que agiliza a etapa de lixamento, seguida da aplicação de um primer de secagem rápida. Posteriormente, aplicação da base e o verniz, também com cura rápida. Vale lembrar que esse procedimento deve contar com o auxílio de lâmpadas infravermelhas que aceleram o processo de restauração", comenta.

Segundo o especialista, existe ainda o reparo ultrarrápido que é muito utilizado por concessionarias de automóveis, por corrigir imperfeições no carro em até uma hora. "Nessa modalidade de reparação, a tecnologia de cura é feita por meio de lâmpadas ultravioletas, já que os produtos utilizados como massa, primer e verniz necessitam que sua finalização seja realizada por meio dos raios ultravioleta (UV)", explica Feliciano.

Apesar de o reparo rápido e o ultrarrápido otimizarem o tempo e apresentarem bons resultados no veículo, é preciso lembrar que ambas as técnicas não devem ser aplicadas em qualquer tipo de dano. "Em áreas muito extensas e mais danificadas esses métodos podem apresentar problemas, já que a região de restauração é muito grande", afirma.

Estrutura e avaliação

Para realizar o serviço de reparo rápido e ultrarrápido é essencial que oficina identifique qual tipo de reparação será oferecido aos seus clientes, já que esse método de conserto necessita de uma estrutura básica como um espaço dedicado para a realização do serviço, longe de pontos de contaminação do ar, uma área bem iluminada e com equipamentos apropriados.

Outra questão importante é a avaliação correta do dano por parte do profissional que irá realizar o reparo, já que uma análise mal realizada pode apresentar resultados não satisfatórios e trazer prejuízos para oficina.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw