Para quem serve o ''reparo rápido'' na pintura?

Serviço economiza tempo, mas antes é preciso avaliar os danos; confira mais detalhes
Toyota Prius com a nova tinta que ajuda a esfriar o carro

Toyota Prius com a nova tinta que ajuda a esfriar o carro | Imagem: Divulgação

Muitos consumidores se perguntam o que é e em quais situações o reparo rápido pode ser efetuado em seus carros. Para quem gosta de deixar o carro sempre em ordem, sem arranhões e com uma pintura impecável, é comum sempre fazer retoques e pequenos consertos na lataria. Mas nem sempre é fácil manter tudo em perfeitas condições e, quando um acidente acontece, os consumidores buscam oficinas que oferecem esse tipo de serviço.

O reparo rápido pode ser feito em algumas condições e facilita a vida de quem não pode ficar sem o carro por muito tempo. De acordo com o superintendente técnico do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Emerson Feliciano, o mercado de oficina mecânicas está mais amplo e com serviços de reparação do veículo que são executados enquanto o cliente espera na recepção da oficina.

"Geralmente, a reparação rápida inicia-se com o lixamento das bordas, onde será realizado o nivelamento das camadas de tinta existente e, consequentemente, se necessário, a aplicação da massa de cura rápida que agiliza a etapa de lixamento, seguida da aplicação de um primer de secagem rápida. Posteriormente, aplicação da base e o verniz, também com cura rápida. Vale lembrar que esse procedimento deve contar com o auxílio de lâmpadas infravermelhas que aceleram o processo de restauração", comenta.

Segundo o especialista, existe ainda o reparo ultrarrápido que é muito utilizado por concessionarias de automóveis, por corrigir imperfeições no carro em até uma hora. "Nessa modalidade de reparação, a tecnologia de cura é feita por meio de lâmpadas ultravioletas, já que os produtos utilizados como massa, primer e verniz necessitam que sua finalização seja realizada por meio dos raios ultravioleta (UV)", explica Feliciano.

Apesar de o reparo rápido e o ultrarrápido otimizarem o tempo e apresentarem bons resultados no veículo, é preciso lembrar que ambas as técnicas não devem ser aplicadas em qualquer tipo de dano. "Em áreas muito extensas e mais danificadas esses métodos podem apresentar problemas, já que a região de restauração é muito grande", afirma.

Estrutura e avaliação

Para realizar o serviço de reparo rápido e ultrarrápido é essencial que oficina identifique qual tipo de reparação será oferecido aos seus clientes, já que esse método de conserto necessita de uma estrutura básica como um espaço dedicado para a realização do serviço, longe de pontos de contaminação do ar, uma área bem iluminada e com equipamentos apropriados.

Outra questão importante é a avaliação correta do dano por parte do profissional que irá realizar o reparo, já que uma análise mal realizada pode apresentar resultados não satisfatórios e trazer prejuízos para oficina.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa