Peugeot 208 argentino ganha apenas duas estrelas no Latin NCAP

Entidade independente também avaliou a geração anterior do Hyundai Tucson, que zerou no teste
Teste frontal com o Peugeot 208 argentino

Teste frontal com o Peugeot 208 argentino | Imagem: Latin NCAP

A nova rodada de testes de segurança promovida pelo Latin NCAP, avaliou dois modelos vendidos na região, o Peugeot 208 produzido na Argentina, e o Hyundai Tucson da geração anterior.

Devido aos novos padrões do instituto, mais exigentes, o 208 de nova geração obteve apenas 2 estrelas, embora equipado com quatro airbags e controle de estabilidade (ESC).

Segundo o Latin NCAP, o 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS).

“O modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. A proteção contra chicotada cervical foi boa, o veículo está em conformidade com o regulamento de impacto traseiro UNR32 e oferece uma folha de resgate de acordo com os requisitos do Latin NCAP. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis”, afirmou o Latin NCAP.

“A falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Para ganhar pontos de AEB, os modelos necessitam proteção passiva total. Sem os airbags laterais de cortina, o 208 não pode somar pontos de AEB, tecnologia disponível nas versões”, concluiu.

A razão para a pontuação baixa está relacionada à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Houve ainda um problema com o encosto traseiro que escapou durante o choque e gerou dúvidas sobre sua montagem correta. A Peugeot então fez mudanças a esse respeito e o carro voltou a ser avaliado com boa resposta. Assista ao vídeo do teste de impacto no final do texto.

Impacto lateral no Hyundai Tucson
Impacto lateral no Hyundai Tucson
Imagem: Latin NCAP

Tucson zera pontuação

O Latin NCAP adquiriu um Hyundai Tucson da geração anterior, fabricado na Coreia do Sul no ano passado. A entidade decidiu levar à frente a avaliação porque havia recebido a confirmação do fabricante que o modelo permaneceria em linha por pelo menos dois anos no continente, mas ainda neste ano a nova geração passou a ser vendida em alguns países.

Além de ter obtido notas baixas no primeiro teste de segurança passiva de pedestres, o SUV precisou ter peças substituídas como parte do processo, mas o Latin NCAP só conseguiu recuperar o veículo sete meses depois.

A entidade acredita que a Hyundai possa ter dificultado o acesso às peças de reposição para atrasar a conclusão do teste ou então “o sistema de peças de reposição da Hyundai é ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses para obter uma peça original”.

"É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

“O Latin NCAP está mais uma vez decepcionado com a Hyundai com sua atitude em relação à saúde e a segurança dos consumidores latino-americanos. É incrível que um SUV como o Tucson não ofereça proteção lateral e ESC padrão. Também é preocupante o atraso incomumente longo na entrega das peças originais. Apelamos urgentemente à Hyundai para fazer uma mudança importante na estratégia de segurança básica na LAC e nivelar sua política na Europa, Austrália e Estados Unidos, entre outros. O Latin NCAP acredita que a informação ao consumidor, conhecida como rotulagem de segurança do veículo, pode ajudar a melhorar drástica e rapidamente o nível de segurança do veículo como resultado de uma ação voluntária", comentou Furas sobre o SUV.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa