Peugeot de olho em fusões; FCA e Jaguar Land Rover surgem como opções

Grupo francês, que reúne a Citroën, busca parceiros para desenvolver elétricos e autônomos
Peugeot 2008 comercializado na Europa

Peugeot 2008 comercializado na Europa | Imagem: Divulgação

O CEO da Peugeot, Carlos Tavares, afirmou que a PSA está procurando novos parceiros da indústria automotiva e duas gigantes do setor estão na mira do conglomerado francês: A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Jaguar Land Rover. E os possíveis acordos são encorajados pela família Peugeot: "apoiamos o projeto da Opel desde o início. Se surgir outra oportunidade, não estaremos freando, Carlos sabe disso. A operação da Opel é um sucesso excepcional", disse Robert Peugeot.

A família Peugeot é um dos três maiores acionistas do Grupo PSA Peugeot Citroën, envolvendo ainda o governo francês, com investimentos do Banco Bpifrance, e a montadora chinesa Dongfeng Motor. A Fiat Chrysler não comentou a afirmação de Robert Peugeot para o jornal Les Echos.

O principal motivo com relação à parceria é para atingir algumas metas, como o controle de emissões, desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, além de diversas pesquisas. Contudo, a Peugeot sabe que necessita de investimento e, como uma montadora mediana, não consegue competir com gigantes como o Grupo Volkswagen, Renault-Nissan e Toyota. Para tanto, comprou a operação da Opel-Vauxhall da Chevrolet em 2017 e aumentou sua lucratividade.

As possibilidades ainda estão abertas, mas há uma certeza: a Peugeot quer fazer parceria com montadoras que tenham grande fatia do mercado norte-americano, como FCA, Chevrolet ou Jaguar Land Rover. O CEO da Fiat afirmou, no Salão de Genebra, que está de olho em "qualquer acordo que faça a Fiat mais forte." Aguardemos os próximos capítulos.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou