O mito mudou de forma novamente. A Porsche deixou escapar as primeiras imagens da versão final do novo 911 Carrera, a sétima geração da linha lançada em 1964 – a marca o chama pelo código 991. Como de praxe, o modelo mantém as linhas clássicas que o consagraram, tanto que para encontrar as novidades, aos que não estão habituados ao carro, é preciso comparar imagens da linha passa com as fotografias vazadas (veja no antes e depois abaixo).

A apresentação do 911 renovado já está marcada para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Já o lançamento na Europa será nos últimos meses deste ano.

Visto de frente, a mudança mais evidente no esportivo é o reposicionamento das luzes de seta no para-choque. A peça tem formato mais agudo e ainda avança para a lateral, aproximando o visual do 911 ao do Panamera. Mudam ainda o formato das entradas de ar frontais, que ficaram mais largas. Na traseira as alterações são mais acentuadas. As lanternas foram afuniladas e a tampa do motor ficou mais elevada. Há ainda mais duas luzes de freio.

A cabine também foi redesenha, mas não foi nada muito drástico. Tem-se a impressão de que os elementos de acabamento foram suavizados, com bordas mais arredondas. O console central, por sua vez, foi estendido e recebeu mais comandos, possivelmente para controle dos set-ups de suspensão e respostas do conjunto mecânicos, que possuem diferentes modos de ação. No mais, o modelo mantém o painel de instrumentos com o conta-giros no centro e a chave segue sendo encaixada do lado esquerdo do volante, tal como o modelo dos anos 1960.

A Porsche, entretanto, ainda esconde o jogo quando o assunto são as evoluções na parte mecânica do 911. Apesar disso, a imprensa europeia afirma que o novo Carrera – a linha de entrada do 911 – será impulsionado por um novo motor seis cilindros 3.4 boxer com injeção direta de gasolina, o que permitirá gerar cerca de 350 cv. Já o Carrera S com o novo propulsor 3.8 boxer finalmente superará a faixa dos 400 cv, conforme aponta a mídia estrangeira.

]]>

Essas duas versões do novo 911 ainda contarão com opções de câmbio manual de 7 marchas ou semi-automático PDK de dupla embreagem também com 7 velocidades. O modelo também deve adotar um novo sistema de controle de largada, o Launch-Control, equipamento que permite ao veículo arrancar de forma mais precisa, variando as respostas do motor e câmbio, além de variar a ação dos controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Thiago Vinholes

|