Porsche Cayenne ganha versão de 550 cv

Variante Turbo S vai do 0 a 100 km/h em 4,5 s e atinge 283 km/h de velocidade máxima

Novo Porsche Cayenne Turbo S | Imagem: Divulgação

Quem já achava o motor 4.8 V8 de 500 cv do Cayenne Turbo suficiente para mover as quase três toneladas do utilitário esportivo com desenvoltura vai se surpreender com a nova versão Turbo S lançada pela Porsche nesta semana. A nova variante do jipão alemão traz o mesmo motor oito cilindros, mas ajustado para gerar 550 cv e 76,45 kgfm de torque

Segundo a marca, toda essa força permite ao SUV acelerar do 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e eleva sua velocidade máxima para 283 km/h, desempenho digno de um 911 - o Cayenne Turbo vai até 275 km/h.

Leia mais: Porsche 911 Carrera 4S estará no Salão

Apesar do tamanho do motor, do peso e da carroceria volumosa, a Porsche afirma que o Cayenne Turbo S é capaz de percorre cerca de 8 km por litros de combustível em percurso misto.

Para manter o utilitário esportivo "grudado" no chão a montadora o equipou com sistemas que ajudam a controlar o nível de inclinação da carroceria em curvas (PDCC), que distribuem o torque variavelmente entre as rodas (PVT Plus) e ajustam a pressão dos amortecedores em cada roda (PASM) de acordo com a necessidade imposta pela pista e o condutor.

Para se diferenciar dos outros modelos da série, o Cayenne Turbo S ganhou enormes entradas de ar pintadas de preto, rodas aro 21" com pinças de freio pintadas de vermelho, aerofólio traseiro e quatro saídas de escape, duas em cada lado do para-choque traseiro.

O interior, por sua vez, foi completamente revestido em couro e fibra de carbono. A Porsche oferece dois tipos de acabamento interno: preto com vermelho ou preto com bege.

Na Alemanha, o Porsche Cayenne Turbo S começa a ser vendido no início de 2013 com preço inicial de 151.702 euros, cerca de R$ 400 mil sem contar impostos e taxas do Brasil.