Primeiro carro argentino é revelado

Modelo, chamado de ArqBravo A!PA, tem porte avantajado e poderá usar motores e transmissões do grupo Fiat

ArqBravo A!PA | Imagem: Reprodução

Enquanto o Brasil brinca de gangorra com o IPI, sem dar incentivos para a criação de uma montadora de carros populares 100% nacional, nossos “hermanos” argentinos conheceram no sábado (09) as linhas finais do ArqBravo A!PA, o primeiro compacto popular totalmente desenvolvido na Argentina.

No geral, o modelo, que mistura traços de minivan com utilitário e hatchback, possui desenho bonito, com um toque de agressividade na dianteira, para-lamas volumosos que dão destaque às laterais e traseira com lanternas que lembram as de alguns carros da Alfa Romeo, como o cupê GT.

Leia também: Renault lança Fluence Sport, na Argentina

Falando em italianos, de acordo com o site Autoblog Argentina, o grupo Fiat será mesmo o responsável por fornecer ao compacto as transmissões e os motores (Fire e E-torQ). Ainda não há data para o lançamento oficial do ArqBravo A!PA, isso porque a marca ainda depende do incentivo do governo local para começar a produzi-lo.

Três anos de projeto

A ideia de criar um automóvel 100% argentino partiu de Miguel Angel Bravo em 2009. O objetivo era fazer um carro de baixo custo, com preço em torno de US$ 10.000 (cerca de R$ 20.500, sem impostos).

Em 2010, o primeiro protótipo – também batizado de A!PA – foi apresentado durante a feira Automechanika. O modelo tinha um visual um pouco controverso e porte que lembrava o de um crossover, como o Ford EcoSport.

A última notícia que se teve do carrinho argentino foi em 2011, quando o próprio Miguel Angel Bravo informou que o A!PA seria fabricado na província de Florencio Valente.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas