Feriado é tempo de viajar, ir ao cinema, descansar e...passear com segredos, claro. É o que fez nesta segunda, 6, um funcionário da Peugeot, rodando pela zona oeste de São Paulo com um 3008 absolutamente sem disfarces - apenas com a placa verde, de uso exclusivo das montadoras para carros em teste. A apresentação oficial do modelo será no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

O Peugeot 3008 é o primeiro crossover da marca francesa, revelado no Salão de Genebra do ano passado. Por aqui, seus rivais serão o ix35, da Hyundai, e o Tiguan, da VW,  este que também adota sob o capô a nova tendência do downsizing – enquanto o alemão usa um motor 2 litros turbo, de 200 cv, o francês deverá repetir a mesma motorização utilizada na França, um bloco de 1.6 litro e 156 cv. O 3008 vai chamar a atenção dos consumidores brasileiros com itens como o teto solar panorâmico, múltiplas configurações dos bancos e seis airbags, entre outros.

Com o 3008, a Peugeot passa a atuar no segmento que mais cresce no Brasil e que dessa certa maneira roubou a clientela de peruas e minivans. Unindo a versatilidade delas com a robustez e a imponência de SUvs, os crossovers são uma tendência de toda a indústria. Por enquanto, o modelo virá da França e não da Argentina, onde seus irmãos 308 e 408 serão produzidos.

Rodrigo Mora

Rodrigo Mora |