Primeiro elétrico da Bentley poderá acelerar mais rápido do que um F1

Esperado para 2025, modelo deverá superar 1.400 cv
Bentley EXP 100 GT Concept

Bentley EXP 100 GT Concept | Imagem: Divulgação

Ao que tudo indica a Bentley promete surpreender com o primeiro modelo totalmente elétrico de sua história. 

Durante entrevista recente do CEO da fabricante, Adrian Hallmark, ao Automotive News Europe, novas informações sobre o projeto foram divulgadas pelo principal executivo da empresa. 

No diálogo, Hallmark revelou que o modelo contará com potência acima dos 1.400 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em cerca de 1,5 segundo. 

O tempo em questão chega a ser mais rápido do que um F1 da era moderna, que cumpre a mesma prova de desempenho na faixa de 2,1 a 2,7 segundos. 

O que seria uma enorme vantagem para o elétrico pode se transformar em algo que vai exigir atenção por parte da montadora. “O problema é que um carro rápido demais pode se tornar desconfortável. Um 0 a 60 mph tão rápido pode deixar motorista e passageiros enjoados”, explica o CEO.   

Muito rápido pode ser um problema...

Para contornar o “problema”, Hallmark adianta que a ideia da Bentley é oferecer o elétrico com dois modos de aceleração. “Um deles seria mais suave, impulsionando o carro até 60 mph em 2,7 segundos. Ou, caso o motorista assim desejar, poderá sempre obter a resposta extrema do carro. Para nós, não é a brutalidade na aceleração que vai definir a proposta do modelo”, completou o executivo. 

O que a Bentley espera entregar com seu elétrico é um “desempenho de ultrapassagem sem esforço”, nas palavras de Hallmark, em especial nas faixas entre 50 e 110 km/h e 50 e 240 km/h. 

O inédito modelo da Bentley deverá ser construído sobre a plataforma PPE (Premium Performance Electric) do Grupo Volkswagen, a qual foi desenvolvida pela Porsche e a Audi para os produtos de alto desempenho do conglomerado alemão. 

A previsão é que o primeiro elétrico da Bentley supere a faixa dos US$ 250 mil, mesmo considerando que o conjunto propulsor elétrico será mais barato do que a mecânica baseada no motor V12 utilizado nos carros atuais da empresa. 

Nosso motor de 12 cilindros custa cerca de 10 vezes mais do que o preço de um propulsor médio de um carro premium. As baterias aplicadas em um carro elétrico atual, por sua vez, representam um custo menor do que o nosso propulsor de 12 cilindros. Logo, para nós, elas são baratas em termos relativos”, finaliza Hallmark.

Bentley EXP 100 GT Concept
Bentley EXP 100 GT Concept
Imagem: Divulgação
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa