Problema em software do motor ocasionou incêndios em unidades do Onix Plus

Chevrolet anuncia recall para o modelo, que está com as vendas paralisadas
Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus 2020 | Imagem: Divulgação

Após uma série de incidentes que começaram a circular nas mídias sociais, a Chevrolet veio a público nesta quarta-feira (6) para confirmar um recall do recém-lançado Onix Plus.

Vídeos e fotos mostraram unidades do sedan compacto completamente consumidas pelo fogo, uma na região Nordeste e outra até mesmo no pátio da fabrica de Gravataí (RS), unidade responsável pela produção do modelo.

Procurada pelo Autoo, a Chevrolet enviou um comunicado no qual explica que “em condições muito específicas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste”. A fabricante destaca ainda que “o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí, em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo”.

O recall vai envolver todas as unidades do Onix Plus, que, inclusive, está com a comercialização suspensa até que o problema seja resolvido. A solução, explica a Chevrolet, passa pela atualização do software de gerenciamento do motor.

A fabricante explica que o procedimento conta com “execução rápida” e os proprietários serão chamados a comparecer a uma concessionária da marca para realizar o serviço de forma gratuita. Com o objetivo de causar menos transtornos aos donos dos Onix Plus que já estão circulando, a Chevrolet disponibilizará um carro reserva alugado até que o procedimento de atualização do software no veículo seja efetuado.

Um alerta importante da Chevrolet para quem já está circulando com um Onix Plus é que o problema envolvendo o software é precedido de um alerta visual no painel de instrumentos. A luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende. Logo, é bom ficar atento com as informações do carro até que o reparo seja feito. 

Por fim, a Chevrolet informa que "o agendamento para a correção do problema estará disponível em todas as concessionárias, assim como por meio de sua central de relacionamento com os clientes (0800-702-4200), a partir do momento em que a atualização do software estiver disponível". Questionada pelo site, a Chevrolet não adianta a partir de qual data a atualização estará disponível.  

O Autoo entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que nos acrescentou os seguintes dados: "de acordo com a empresa, por meio de comunicação encaminhada à Senacon no dia 05/11, o recall dos veículos Onix Plus é necessário em razão de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento do óleo no compartimento do motor. Ainda segundo informações da Chevrolet, caso o vazamento ocorra e o óleo entre em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, o incêndio poderá ocorrer". 

Chevrolet Onix Plus 2020
Software de gerenciamento do motor será atualizado para evitar possíveis incêndios no Chevrolet Onix Plus
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa