Problema em software do motor ocasionou incêndios em unidades do Onix Plus

Chevrolet anuncia recall para o modelo, que está com as vendas paralisadas
Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus 2020 | Imagem: Divulgação

Após uma série de incidentes que começaram a circular nas mídias sociais, a Chevrolet veio a público nesta quarta-feira (6) para confirmar um recall do recém-lançado Onix Plus.

Vídeos e fotos mostraram unidades do sedan compacto completamente consumidas pelo fogo, uma na região Nordeste e outra até mesmo no pátio da fabrica de Gravataí (RS), unidade responsável pela produção do modelo.

Procurada pelo Autoo, a Chevrolet enviou um comunicado no qual explica que “em condições muito específicas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste”. A fabricante destaca ainda que “o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí, em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo”.

O recall vai envolver todas as unidades do Onix Plus, que, inclusive, está com a comercialização suspensa até que o problema seja resolvido. A solução, explica a Chevrolet, passa pela atualização do software de gerenciamento do motor.

A fabricante explica que o procedimento conta com “execução rápida” e os proprietários serão chamados a comparecer a uma concessionária da marca para realizar o serviço de forma gratuita. Com o objetivo de causar menos transtornos aos donos dos Onix Plus que já estão circulando, a Chevrolet disponibilizará um carro reserva alugado até que o procedimento de atualização do software no veículo seja efetuado.

Um alerta importante da Chevrolet para quem já está circulando com um Onix Plus é que o problema envolvendo o software é precedido de um alerta visual no painel de instrumentos. A luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende. Logo, é bom ficar atento com as informações do carro até que o reparo seja feito. 

Por fim, a Chevrolet informa que "o agendamento para a correção do problema estará disponível em todas as concessionárias, assim como por meio de sua central de relacionamento com os clientes (0800-702-4200), a partir do momento em que a atualização do software estiver disponível". Questionada pelo site, a Chevrolet não adianta a partir de qual data a atualização estará disponível.  

O Autoo entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que nos acrescentou os seguintes dados: "de acordo com a empresa, por meio de comunicação encaminhada à Senacon no dia 05/11, o recall dos veículos Onix Plus é necessário em razão de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento do óleo no compartimento do motor. Ainda segundo informações da Chevrolet, caso o vazamento ocorra e o óleo entre em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, o incêndio poderá ocorrer". 

Chevrolet Onix Plus 2020
Software de gerenciamento do motor será atualizado para evitar possíveis incêndios no Chevrolet Onix Plus
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!