PSA confirma a chegada do Peugeot Expert e Citroën Jumpy ao Brasil

Grupo francês vai investir forte no segmento de veículos utilitários leves
Peugeot Expert 2017

Peugeot Expert 2017 | Imagem: Divulgação

A PSA anunciou na última terça-feira (15) uma notícia relevante para os mercados da América Latina e do Brasil. O conglomerado francês vai produzir no Uruguai os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy para a venda em nossa região, incluindo o Brasil.

A produção do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy será realizada pela PSA em parceria com a EASA e a Nordex, que conta com a planta no Uruguai onde os modelos serão montados. A produção vai girar em torno de 6 mil unidades/ano, a maior parte destinada aos mercados do Brasil e Argentina. Com isso, a PSA espera dobrar suas vendas de veículos comerciais na região, atingindo 60 mil unidades emplacadas na região em 2021.

Vale destacar que, na Europa, o grupo PSA é o líder do segmento de veículos comerciais, com uma participação de 21,3%. De acordo com a PSA, o segmento de veículos de carga e comerciais leves é “muito promissor” na região da América Latina, com um potencial para atingir um milhão de unidades comercializadas por ano.

Pensando nesse público, em 2016 a PSA criou uma estrutura regional dedicada exclusivamente ao segmento de veículos comerciais leves, melhorando os canais das marcas do grupo tanto nas vendas como no pós-vendas, uma área que requer bastante atenção para fidelizar os clientes dessa categoria.

Até 2021, a PSA espera lançar no Brasil e em outros mercados da América Latina 16 novos produtos e amplicar sua participação na região.

Voltados ao uso comercial, o Citroën Jumpy e o Peugeot Expert contam com capacidade de carga para 1.300 kg ou um volume útil de até 6,6 m³. O compartimento de carga pode acomodar objetos de até 4 metros de comprimento. Com um projeto moderno, os furgões, pelo menos na Europa, contam com recursos interessantes como o sistema opcional “mãos livres” em que basta passar o pé abaixo do para-choque traseiro para destrancar e abrir a porta lateral corrediça. Eles também podem contar com central multimídia com GPS, head-up display e até mesmo o sistema Grip Control, presente por aqui no Peugeot 2008, que otimiza a tração das rodas dianteiras de acordo com o piso. Na Europa, os modelos podem receber motores a diesel com potência entre 95 e 180 cv.

Procuradas pelo AUTOO, tanto a Citroën como a Peugeot adiantam que ainda não há confirmação sobre quais versões dos furgões chegará ao Brasil, bem como o preço só será anunciado na época do lançamento. A estreia do Citroën Jumpy e do Peugeot Expert deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. Nosso palpite é que as marcas aproveitem a 21ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), em outubro deste ano, para realizar o lançamento. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!