Quase 40% de todos os carros produzidos no mundo em 2019 eram brancos

Estudo da BASF mostra a preferência de cores automotivas ao redor do mundo durante todo o ano passado
Holden Ute

Holden Ute | Imagem: Divulgação

Uma análise da BASF chamada de Color Report 2019 de Tintas Automotivas mostrou quais foram as cores mais populares dos carros no ano passado. Segundo o levantamento, cerca de 39% de todos os veículos fabricados no mundo foram pintados de branco.

No entanto, a empresa notou uma mudança: mesmo que o branco seja a cor mais popular em todas as regiões mundo, há diferenças sobre sua distribuição regional. Enquanto nos mercados asiáticos e ao redor do Oceano Pacífico quase metade dos veículos foi pintado de branco, na América do Norte e na região que compreende a Europa, Oriente Médio e África , apenas um em cada três carros está revestido com essa cor.

Apesar disso, preto, cinza e prata continuam populares. Juntas, essas cores foram escolhidas por outros 39% dos compradores de veículos que saíram das montadoras em 2019. No entanto, algumas cores ainda são relevantes. Dos novos veículos fabricados no ano passado no mundo inteiro, cerca de 22% foram revestidos com tonalidades mais coloridas.

Aproximadamente 9% dos automóveis produzidos em nível global foram azuis e 7% foram pintados de vermelho. Segundo o estudo, em ambos os casos, entram em jogo motivações emocionais vinculadas com a propriedade do veículo e a individualidade.

Os automóveis compactos e outros veículos de pequeno porte têm mais probabilidade de serem pintados com colorações mais vivas. Além do azul e do vermelho, o marrom e o bege estão começando a emergir, especialmente na Europa, Oriente Médio e África, afirmou o levantamento da BASF.

Na América do Sul, branco e prata dominam

O estudo da BASF também mostrou que o branco continua sendo a cor favorita dos consumidores sul-americanos, abrangendo uma parcela de mercado de 39%. “Inicialmente vinculado com a tecnologia no começo da década de 2010, com o lançamento dos telefones móveis e outros dispositivos dessa cor, o branco reforça atualmente o aspecto de ‘cor ambiental’ relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”, afirmou Marcos Fernandes, diretor do Negócio de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

Além do branco, cerca de 23% dos compradores de automóveis sul-americanos em 2019 escolheram o prata e 14% optaram pelo cinza. A cor preta, que somou um total de 11% da parcela de mercado no estudo da BASF, não se mostrou tão popular na América do Sul, uma vez que tal cor representou cerca de 16% das vendas no levantamento global. Entre as cores mais vivas em nosso continente, o vermelho teve cerca de 8% da fatia de mercado, seguido do azul e do bege.

CAOA Chery Tiggo 5X 2021
Tonalidade prata conta com boa aceitação na América do Sul
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa