Quer um carro combinando com seu jato particular? Embraer e Porsche atenderam seu pedido

Com projeto batizado de Duet, jato executivo e Porsche 911 Turbo S viram uma sofisticada dupla
Matricula da aeronave também figura no 911 Turbo S

Matricula da aeronave também figura no 911 Turbo S | Imagem: Divulgação

Certamente é uma dupla para poucos, mas que traz bastante orgulho para a indústria nacional pela representatividade da iniciativa. A Embraer e a Porsche anunciaram na última sexta-feira (6) o projeto Duet, que será baseado no jato executivo Phenom 300E e no 911 Turbo S.

A parceria consiste em uma colaboração de design entre a Embraer e a Porsche para oferecer uma dupla mais do que exclusiva composta pelos representantes de cada marca. Os produtos que integram o projeto Duet serão produzidos e comercializados apenas de forma conjunta dentro do sofisticado programa. Ao todo, estão previstos 10 pares combinando o jato executivo com o esportivo alemão, sendo que a produção começará em 2021.

Como é possível ver nas fotos, a ligação entre a aeronave e o carro começa com a escolha da mesma paleta de cores para pintura externa. Pela primeira vez a Porsche combinou tonalidades brilhantes e acetinadas. A parte superior do carro tem acabamento Platinum Silver Metallic, fazendo a transição para Jet Grey Metallic na parte inferior. Dividindo as duas cores, há algumas faixas feitas nos tons Brilliant Chrome e Speed Blue. 

Projeto Duet: 10 duplas serão produzidas e entregues a partir de 2021
Projeto Duet: 10 duplas serão produzidas e entregues a partir de 2021
Imagem: Divulgação

O carro é inteiramente pintado à mão, o que é único neste projeto e reflete o processo de pintura do Phenom 300E. As rodas de liga leve do 911 Turbo S são pintadas em Platinum Silver Metallic, usando um revolucionário processo a laser para expor uma subcamada Speed Blue nos aros. As entradas de ar do 911 Turbo S são pintadas em Brillant Chrome para combinar com os bordos de ataque das naceles da aeronave. As luzes de LED das portas projetam o logo da colaboração Duet no solo, e os frisos das soleiras das portas tem escrito "No Step", como normalmente visto nas asas dos aviões. 

Duet Porsche 911 Turbo S
Duet Porsche 911 Turbo S
Imagem: Divulgação

Para marcar a primeira colaboração entre Embraer, Porsche AG e Porsche Design, os clientes que adquirirem uma das duplas do projeto Duet também receberão um conjunto personalizado de malas com o logo Duet, contendo uma mala de piloto e outras duas malas de mão, bem como uma edição especial do Porsche Design 1919 Globe timer UTC-case de titânio, relógio inspirado no cockpit da aeronave. 

O preço da dupla, contudo, não foi tornado público, mas na época de seu lançamento no Brasil o Porsche 911 Turbo S foi anunciado por R$ 1.329.000. 

Duet Porsche 911 Turbo S
Duet Porsche 911 Turbo S
Imagem: Divulgação

Na parte interna do jato executivo, o estilo de costura dos assentos do Phenom 300E foi baseado no do 911 Turbo S. O Porsche traz ainda uma combinação única de cores para o volante de forma a combinar com o manche da aeronave e, pela primeira vez, a fabricante alemã colocou um acabamento claro no teto do carro, Chalk Alcantara, outra homenagem à aeronave. Para completar o interior, o relógio do pacote Sport Chrono apresenta o desenho de um horizonte artificial inspirado no painel de instrumentos da aeronave. 

Cabine do Duet Phenom 300E
Cabine do Duet Phenom 300E
Imagem: Divulgação

Segundo a Embraer, o Phenom 300E é o jato executivo do tipo “single-pilot” mais rápido e de maior alcance do mundo, o que trouxe grande sucesso para a série. “Desde seu revolucionário e premiado design de interior, com abundância de espaço na cabine e no bagageiro até seus aviônicos altamente intuitivos, a aeronave oferece desempenho incomparável, conforto excepcional e tecnologia líder da categoria, com baixos custos operacionais, atributos anteriormente disponíveis apenas em jatos muito maiores”, detalha a empresa brasileira. 

Projeto Duet: parceria entre a Porsche e a brasileira Embraer
Projeto Duet: parceria entre a Porsche e a brasileira Embraer
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!