Quinta geração do Nissan Micra na Europa antecipa o novo March por aqui

Modelo de entrada da Nissan estreia a quinta geração no Salão de Paris
Nissan Micra 2017

Nissan Micra 2017 | Imagem: Divulgação

A Nissan fez uma estreia bem importante nesta quinta-feira (29), quando as principais montadoras do mundo revelam seus destaques do Salão de Paris para a imprensa. A montadora japonesa revelou a quinta geração do Micra para o mercado europeu, modelo que aqui no Brasil é conhecido como March e já conta com uma trajetória de mais de 30 anos no mundo.

Como é possível ver nas fotos, o modelo mudou bem sua proposta e a própria Nissan faz questão de que ele será um produto “revolucionário” dentro da história do modelo. Começando pelo tamanho, ele ficou bem maior e ganhou 174 mm no comprimento, atingindo agora 3,99 m, medida semelhante a de um Fiat Punto, por exemplo. A largura foi ampliada em 77 mm, atingindo 1,74 m, enquanto a altura diminuiu 55 mm, agora estacionando em 1,45 m. As dimensões dão um bom indicativo de que o espaço interno deverá estar bem mais amplo, sendo que o entre-eixos, outro aspecto importante nessa conta, ganhou 75 mm e agora totaliza 2,52 m.

A gama de motores, pelo menos na Europa, prima pela eficiência. Dentre as opções a gasolina, o hatch parte do 1.0 com 3 cilindros e 74 cv chegando até o 0.9, também com 3 cilindros, porém turbo e potência na casa de 91 cv. Destaque do propulsor 0.9 turbo vai para o bom torque, que pode 15,3 kgfm com a função Boost ativada.

Na parte de conforto e tecnologia, o Micra/March deu um grande salto. Em suas configurações mais caras ele passa a oferecer até mesmo um sistema de som Bose com 6 alto-falantes, central multimídia com tela de 7” e compatibilidade com o sistema Apple CarPlay, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores, sistema de câmeras que permite uma visão 360º ao redor do carro, reconhecimento de placas de trânsito, dentre outras funcionalidades. A Nissan não esconde que isso já cria um ambiente apto ao desenvolvimento de condução autônoma para o modelo, um ponto em que a Nissan mostra-se bastante interessada em ofertar em sua gama de veículos o quanto antes.

A fabricante também destaca como atributos do novo Micra/March o bom coeficiente aerodinâmico de 0,29 e o novo sistema de direção com assistência elétrica. Pelas imagens internas, é possível notar como o acabamento do novo Micra/March é semelhante ao do Nissan Kicks, com destaque para o volante e o acabamento de couro no painel. As vendas do novo Micra na Europa começam em março de 2017, mas, por enquanto, não há previsão de fabricação do modelo por aqui. Atualmente o Nissan March é produzido em Resende (RJ) em companhia do sedã Versa.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!