RAM 1500 EcoDiesel: em breve no Brasil, caminhonete impressiona gringos

Lançamento confirmado para o nosso mercado, picape de entrada da marca vai bem aos olhos norte-americanos
Acima a RAM 1500 EcoDiesel 2020 em sua versão Limited

Acima a RAM 1500 EcoDiesel 2020 em sua versão Limited | Imagem: Divulgação

No começo do ano, a FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) confirmou que venderia a RAM 1500 no Brasil. Caso a pandemia não atrapalhe, a nova caminhonete deve estrear em nosso mercado ainda em 2020, muito provavelmente com motor a diesel. No entanto, o modelo já é oferecido na América do Norte e, mesmo lá onde esse tipo de veículo é comum, impressionou.

Um vídeo postado pelo canal de YouTube canadense The Straight Pipes mostrou que, mesmo naquela realidade, a RAM 1500 Ecodiesel é uma boa opção. Vindos de duas avaliações seguidas de RAM 1500 com o 5.7 V8 Hemi a gasolina, os canadenses apontaram que a versão a diesel não era tão rápida na arrancada, mas tinha força de sobra com o motor a diesel.

Tanto que, em sua categoria no mercado norte-americano, a RAM 1500 Ecodiesel tem a melhor capacidade de reboque, em torno de 5.600 kg. Na picape vendida no México, Canadá e EUA, é usado um motor 3.0 V6 turbodiesel capaz de entregar 264 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. O câmbio da unidade avaliada é o confirmado para o Brasil: automático de oito velocidades com tração 4x4 e reduzida.

Os canadenses seguiram elogiando a caminhonete, principalmente pelo consumo mesmo ao se rebocar trailers e por seu comportamento dócil. Enquanto de fora é característica a sonoridade do motor a diesel, por dentro a tranquilidade na cabine foi comparada ao silêncio dos modelos equipados com o motor V8 a gasolina.

No entanto, a unidade avaliada tinha dois elementos cruciais que não devem chegar por aqui. O primeiro é a versão Rebel, com suspensão elevada, amortecedores especiais, pneus e rodas fora de estrada e apliques plásticos para passar um ar de robustez. O outro é cabine dupla curta, que de certa forma limita o uso do banco traseiro. É mais provável que o modelo brasileiro tenha a cabine dupla maior. Outro opcional é o tampão traseiro bipartido, que pode ser aberto da maneira tradicional, ou lateralmente, como na Fiat Toro.

Uma das vantagens da RAM 1500 sobre a 2500, que ganhou série especial no Brasil recentemente, é que seu peso bruto total inferior, permitindo que a nova caminhonete da marca seja conduzida por qualquer pessoa com habilitação convencional, CNH na categoria B, mas também significa que a capacidade de carga será reduzida, ficando entre 790 kg e 880 kg dependendo da configuração.

Detalhe do motor 3.0 turbodiesel presente na RAM 1500
Detalhe do motor 3.0 turbodiesel presente na RAM 1500
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa