Para quem gosta de números, a nova Ram Heavy Duty 2019 revelada neste ano no Salão de Detroit é um prato cheio!

Em sua versão diesel, a picape grande destinada a tarefas pesadas vai contar com nada menos do que um propulsor 6.7 de 6 cilindros em linha capaz de entregar 400 cv a 2.800 rpm e 138 kgfm de torque a 1.800 rpm. Considerando que um carro “popular” moderno conta com um torque na casa de 10,5 kgfm, a nova Ram Heavy Duty tem, sozinha, o equivalente a pouco mais de 13 carros 1.0 sob o capô empurrando a picape...

Essa “usina” sob o capô da Ram Heavy Duty trata-se do novo Turbo Diesel de alto rendimento Cummins, que recebeu cilindros revestidos com grafite compactado, passando por pistões mais leves e mais robustos com anéis de baixa fricção. Este conjunto se conecta ao virabrequim que, agora, passa a ser apoiado em novos mancais, garantindo menos ruído e vibração, explica a Ram em seu comunicado.

Com seus 138 kgfm de torque, a Ram Heavy Duty 2019 vai bem em um atributo muito valorizado pelos norte-americanos: a capacidade de reboque. De acordo com a fabricante, a picape nessa configuração é capaz de rebocar 15,9 toneladas ou transportar 3,5 toneladas na caçamba.

Para quem acha que não precisa de tudo isso, a Ram também vai oferecer uma “segunda variante” do Cummins Turbo Diesel, que conta com 370 cv a 2.800 rpm e 117 kgfm de torque a 1.700 rpm.

O motor padrão na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foi aprimorado para o HEMI V8 de 6.4 litros, oferecendo 410 cv a 5.600 rpm e 59 kgfm de torque a 4.000 rpm para atender os requisitos de carga e reboque de um usuário para trabalho pesado.

Os modelos Ram 3500 Heavy Duty equipados com Turbo Diesel Cummins de 6,7 litros saem de fábrica com câmbio automático Aisin AS69RC de 6 marchas automático controlado eletronicamente. Essa transmissão é projetada para operar com o torque colossal do motor Turbo Diesel e níveis de peso de veículo aumentados enquanto oferece uma troca de marchas aprimorada. Juntamente com as inovações de hardware, a Aisin AS69RC utiliza um novo controlador de transmissão com o dobro de memória do anterior e um processador dual-core. Isso resulta em trocas de marcha mais rápidas e precisas em condições de rodagem e carga.

A Ram Heavy Duty V8 a gasolina, por sua vez, conta com uma transmissão automática de 8 marchas (TorqueFlite 8HP75) que oferece mais de 40 mapas de troca de marcha individual para otimizar os pontos de mudança para economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.

Para aguentar toda essa capacidade de carga e o próprio estresse do conjunto, os modelos apresentam chassis totalmente novos construídos com 98,5% de aços de alta resistência, seis barras transversais separadas, travessas principais hidroformadas e travessas traseiras totalmente encaixotadas para ótima resistência e eficiência de massa. Embora a nova Ram Heavy Duty seja mais resistente e mais capaz, os materiais leves do chassi, sistema de transmissão e seu capô de alumínio reduzem o peso geral em até 65 kg. Dois Módulos de Massa Regulada Ativa (ATMM) montados nas travessas do chassi buscam vibrações desfavoráveis e aplicam contramedidas para eliminá-las.

Quem acha que a linha Ram Heavy Duty é só força bruta está redondamente enganado. Por dentro, a gama conta com um novo painel, central multimídia com tela de 12” e também um sistema de cancelamento de ruído ativo combinado com um vidro acústico, solução que reduz os sons ambiente da cabine em aproximadamente 10 db.

O Autoo entrou em contato com a Fiat Chrysler para saber se o grupo tem a intenção de comercializar a Ram Heavy Duty no Brasil em 2019, mas até o momento não obteve resposta.  

 
 
Ram Power Wagon 2019
 
Ram Power Wagon 2019
Ram Power Wagon 2019
Ram 3500 Heavy Duty Limited Crew Cab Dually 2019
 
Ram 3500 Heavy Duty Limited Crew Cab Dually 2019
Ram 3500 Heavy Duty Limited Crew Cab Dually 2019
Ram 2500 Heavy Duty Longhorn Mega Cab 2019
 
Ram 2500 Heavy Duty Longhorn Mega Cab 2019
Ram 2500 Heavy Duty Longhorn Mega Cab 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/