RAM registra nome Dakota e picape da Dodge pode voltar

Sem uma caminhonete de entrada desde o fim da Dodge Dakota nos EUA em 2011, divisão de comerciais prevê retorno
Acima a quarta geração da Dodge Dakota, até o momento a última a ser produzida

Acima a quarta geração da Dodge Dakota, até o momento a última a ser produzida | Imagem: Divulgação

A Dodge Dakota foi uma picape média importante nos EUA, sendo fabricada por lá entre 1987 e 2011, dois anos após a FCA (Fiat-Chrysler) colocar todos os modelos comerciais do grupo sob a marca RAM. A caminhonete chegou até a ser fabricada no Brasil entre 1998 e 2001, em Campo Largo (PR). Sem um modelo de entrada nos EUA desde 2011, a RAM agora registrou novamente o nome Dakota para uso comercial.

Conforme o pedido de patente feito nos EUA, o registro é para “peças veiculares, especificamente acabamento decorativo externo de automóvel” relacionadas à Dakota. A própria FCA já havia anunciado para 2022 o retorno do grupo com a marca RAM para o segmento de caminhonetes de entrada por lá. Hoje, a linha da marca começa na RAM 1500, modelo que já foi confirmado para o mercado brasileiro.

A expectativa da imprensa norte-americana é a de que a nova “RAM Dakota” apareça oficialmente para público antes, sendo oferecida ainda como modelo 2021. De acordo com o site MotorTrend, se nada der errado nos planos da FCA, a picape deverá manter a estrutura com chassi de longarina e opções de motores de quatro ou seis cilindros, turbinados ou não e podendo ser abastecidos com gasolina ou diesel.

A grande dúvida seria a concorrência com outros produtos da FCA, como a recém-lançada Jeep Gladiator, que compete em segmento similar. No entanto, a Fiat-Chrysler já afirmou que a oferta da Jeep e essa possível Dakota terão missões diferentes. Enquanto a Gladiator é oferecida sempre com cabine dupla e caçamba curta, focando no uso fora-de-estrada, a opção de entrada da RAM será mais versátil, tendo também opções de cabine simples e mais alternativas para o comprimento de caçamba, focando no trabalho. 

De qualquer forma, a notícia é muito interessante e vale a pena ficarmos de olho nesse tema, uma vez que hoje a Fiat Chrysler não atua no segmento de picapes médias, categoria relevante aqui no Brasil. Quem sabe com o projeto inédito a marca não possa até mesmo produzir a novidade em nossa região. 

Acima a quarta geração da Dodge Dakota, até o momento a última a ser produzida
Acima a quarta geração da Dodge Dakota, até o momento a última a ser produzida
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa