''RAV4 de luxo'', Toyota detalha nova geração do SUV Harrier

SUV intermediário da marca será oferecido no Japão em nova geração. Novidade usará arquitetura do RAV4
Toyota Harrier

Toyota Harrier | Imagem: Divulgação

Aqueles que esperam por um novo SUV da Toyota chegando no Brasil talvez já tenham ouvido falar do Harrier. Para quem não o conhece, o modelo é uma espécie de RAV4 de luxo que chegou a ser vendido como um produto da Lexus, divisão mais requintada da marca, em mercados como o norte-americano.

Depois de ter algumas imagens vazadas, a Toyota liberou mais detalhes e as primeiras imagens oficiais da quarta geração do modelo, que deve começar a ser comercializada no Japão em junho, sem previsão até o momento para chegar em outros mercados. A novidade do Harrier fica por conta da adoção da plataforma TNGA GA-K, a mesmo utilizada pelo Toyota RAV4 vendido no Brasil. Os preços ainda não foram revelados.

Com essa alteração, mas tendo um visual mais requintado para se distanciar do SUV da Toyota em que se baseia, a quarta geração do Harrier passa a contar com os sistemas de propulsão híbrida já presentes no RAV4 e uma variante apenas a combustão com o novo motor 2.0 a gasolina Dynamic Force, o mesmo utilizado no Corolla brasileiro.

No Harrier, o 2.0 não é flex e entrega 171 cv de potência. A única opção de câmbio para esse motor é CVT “Direct Shift”, que tem uma engrenagem física usada em arrancadas. A tração pode ser integral ou dianteira. Para o modelo híbrido, usa-se um motor 2.5 a gasolina de quatro cilindros em conjunto a um motor elétrico, totalizando 218 cv se a tração for dianteira. No Harrier híbrido com tração integral, há um motor elétrico no eixo traseiro e a potência vai a 219 cv. Nesse caso, o câmbio também é CVT, mas específico para o conjunto híbrido. 

Toyota Harrier
Toyota Harrier
Imagem: Divulgação