Recém atualizado, SUV Tiggo 5X muda de novo na China

Se alterações no exterior do modelo da Chery foram leves e bem dosadas é no interior que o utilitário esportivo mais avançou
Novo Chery Tiggo 5X: visual atualizado novamente e interior inédito

Novo Chery Tiggo 5X: visual atualizado novamente e interior inédito | Imagem: Reprodução/AutoHome

O CAOA Chery Tiggo 5X 2021 acabou de completar quatro meses desde o lançamento no Brasil e já está desatualizado. É que na China a montadora finalizou uma nova reestilização no SUV compacto e que terá como maior novidade um painel completamente novo, entre outras melhorias.

O site chinês AutoHome teve acesso ao novo Tiggo 5X que mostram uma sensível evolução no modelo mais vendido da marca no Brasil. A primeira novidade está na frente de linhas mais simples, com uma grade inteiriça sem o friso cromado visto no facelift á venda por aqui. O SUV também conta com novo para-choque, porém, manteve os faróis atuais.

A traseira é a que menos mudou no veículo: tem um novo para-choque seguindo as mesmas soluções da dianteira, mas lanternas, régua cromada e tampa do porta-malas são idênticas. A diferença está na substituição do logo da Chery pela aplicação do nome da marca com letras espaçadas acima da régua.

Se o exterior do Tiggo 5X denota aprimoramentos leves e certeiros do departamento de design da Chery é no interior que o SUV se revela outro carro. A marca simplesmente o projetou do zero, a começar com a central multimídia, agora destacada no alto do console.

Com isso, a faixa central do painel foi aliviada e passa a percorrer toda sua extensão com uma superfície de couro que recebe os difusores de ar horizontais no lugar dos conjuntos verticais. O console central, embora tenha uma distribuição semelhante de botões e instrumentos, também mudou bastante. O botão de partida elétrica saiu de cena, indo para uma posição superior enquanto a manopla do câmbio está menor do que o “manche” do modelo brasileiro.

Novo painel do Tiggo 5X revela soluções bem melhores
Novo painel do Tiggo 5X revela soluções bem melhores
Imagem: Reprodução/AutoHome

O ar-condicionado, agora digital, tem uma tela touch-screen escurecida que combina com o famoso acabamento “black piano” do console. O volante, por sua vez, é novo e mais refinado, aparentemente com mais funções satélite.

Outra boa surpresa é o cluster 100% digital, dividido em três blocos, velocímetro e conta-giros nas laterais e funções variadas no centro do painel de instrumentos. A Chery não se limitou apenas a isso e também substituiu os painéis internos das portas e bancos num evidente esforço para melhorar a boa impressão do SUV.

Estreia na China em julho

A montadora chinesa apresentará o novo Tiggo 5X em 16 de julho, segundo a imprensa do país. Ele é parte de um esforço de renovação da linha de utilitários esportivos da Chery que inclui também o pequeno Tiggo 2, flagrado com bastante mudanças recentemente, e o Tiggo 7, que segue um estilo bastante semelhante ao do SUV compacto.

Pela “pressa” em evoluir dos chineses não será surpresa se o Tiggo 5X logo passar a ser montado com a mesma aparência do novo modelo chinês. A CAOA Chery, inclusive, já registrou as patentes do novo Tiggo 7 e deverá fazer o mesmo com seu irmão em breve.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!