Renault mostra nova geração do Mégane

Novo Renault Mégane será apresentado durante o Salão de Frankfurt

Renault Megane 2016 | Imagem: Divulgação

Distante do Brasil, a nova geração do Mégane foi revelada nesta semana pela Renault. O novo hatch médio evoluiu em todos os sentidos e se destaca logo no design, com formas mais modernas, para ser a estrela da montadora francesa durante o Salão de Frankfurt, que acontece na próxima semana.

O visual do novo Renault Mégane segue a mesma linha dos últimos lançamentos da fabricante francesa, o que inclui o sedã Talisman e a minivan Espace. Na dianteira, o hatch apresenta novos faróis, que traz formato arrojado e LEDs diurnos em formato de “C”, formando conjunto com a grade, além do para-choque robusto e o capô com vincos marcantes.

Já nas laterais, o Mégane lembra o Classe A, da Mercedes-Benz, sobretudo pelo formato das janelas. A traseira, por outro lado, remete exclusividade pelas lanternas espichadas, com formato que invade as laterais e a tampa do porta-malas. O modelo vai dispor da versão GT, com rodas aro 18, para-choques exclusivos, grade com formato do tipo colmeia, kit aerodinâmico, dupla ponteira de escape, entre outros.

Por dentro, o Renault abandona boa parte dos botões, sendo que as informações do sistema de entretenimento e do ar-condicionado estão reunidas em uma enorme tela sensível ao toque na parte central do painel. Há ainda painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais, freio de estacionamento eletrônico, etc.

De acordo com a fabricante, o modelo está 2,5 centímetros mais baixo em relação ao solo do que a antiga geração, além de 4,7 cm mais largo na dianteira e 3,9 cm na traseira. O entre-eixos, por sua vez, teve um aumento de 2,8 cm, aumentando o espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros.

Na gama de motores, o Renault Mégane 2016 deve oferecer unidades de 0.9 a 1.8 litro a gasolina, com potências que variam de 90 cv e 280 cv, além de modelos a diesel.

Carreira irregular no Brasil

O Mégane chegou ao país em 1998 importado da Argentina e foi vendido nas versões hatch e sedã.

Em 2006, a marca francesa passou a fabricar a segunda geração do Mégane em São José dos Pinhais, mas nas versões sedã e perua.

Apesar de ser um carro praticamente em linha com a Europa, ele não vendeu bem. A perua Mégane só teve um bom momento no mercado pouco antes de sair de linha quando a Renault decidiu baixar o preço.

Com o lançamento do Fluence, o Mégane deixou nosso mercado. A montadora, no entanto, quase trouxe a 3ª geração numa versão esportiva, mas desistiu devido ao preço elevado de importá-lo.