Renault prepara Twingo elétrico

Conceito TwinZ antecipa a terceira geração do carro, que deve estrear em 2014

Renault TwinZ Concept | Imagem: Renault

O pequeno Renault Twingo não é mais oferecido no mercado brasileiro desde 2002, mas o modelo continua presente na Europa, onde já caminha para a terceira geração. A próxima evolução do compacto francês é antecipada pelo conceito Twin’Z, apresentado na internet pela montadora nessa segunda-feira (9).

Arrojado e um tanto exótico, o protótipo foi criado pelo britânico Ross Lovegrove, um dos profissionais de design industrial mais conceituados da atualidade e famoso por projetos de mobília e eletrodomésticos. Já a versão final do carro tem lançamento previsto para 2014.

Elaborado para ser usado principalmente em vias urbanas, o conceito tem motorização elétrica com potência equivalente a 68 cv e 23 kgfm de torque e baterias de íon-lítio que proporcionam uma autonomia de até 160 km. Ainda de acordo com a Renault, o veículo, que possui tração traseira, pode atingir 130 km/h de velocidade máxima.

Menor do que o Twingo atual, o Twin’Z tem 3,63 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,50 m de distância entre-eixos, que permitiu criar uma cabine para transportar quatro ocupantes. O carro também é muito leve: pesa apenas 980 kg, de acordo com informações da marca.

Se depender do protótipo, o próximo Twingo tem tudo para ser um automóvel interessante. Como se não bastasse a motorização elétrica, o modelo também possui carroceria construída com fibra de carbono, material mais leve e tão resistente quanto ligas metálicas. Por fim, rodas aro 18” dão um tom esportivo ao projeto.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!