Renault utilizará tablets em seus carros

Tecnologia terá sistema próprio, batizado de R-Link, e loja de aplicativos para download de softwares

Renault R-Link | Imagem: Divulgação

A Renault revelou na LeWeb 2011 – feira voltada para as inovações tecnológicas e da internet realizada em Paris – que passará a utilizar tablets touchscreen, equipados com o sistema R-Link, em substituição às atuais telas multimídia, que hoje estão presentes em carros como Mégane e Fluence, e que ainda são comandados por botões.

Os primeiros modelos que vão ser equipados com o novo sistema serão o elétrico Zoe e a próxima geração do compacto Clio, principais lançamentos da marca nos próximos anos para o mercado europeu.

Veja também: Renault Duster passa Ecosport em vendas

A tecnologia integrará os sistemas de áudio, que terá comandos no volante e reconhecimento de voz, GPS com software da marca TomTom, computador de bordo e conectividade com a internet, na qual o usuário também terá acesso à R-Link Store para download de aplicativos compatíveis com o tablet.

Apesar dessas informações, a Renault não divulgou a data de lançamento dos primeiros carros com a nova tecnologia e nem se o tablet será uma peça fixa do painel ou se poderá ser retirado e utilizado fora do veículo.