Salão de Detroit: Ford Explorer 2020 é um dos destaques da mostra

Sem muitas novidades de peso no principal salão dos EUA, o SUV grande ganhou destaque
Ford Explorer 2020

Ford Explorer 2020 | Imagem: Divulgação

Ao que tudo indica os grandes salões automotivos terão mesmo que se reinventar em um futuro próximo. O Salão de Detroit, que tradicionalmente ocorre neste mês, vai mudar de data em 2020 em uma tentativa de ficar mais atrativo para o público, saindo do frio intenso do inverno norte-americano para temperaturas bem mais aprazíveis do meio do ano. Fato é que o tradicional salão norte-americano, mostra que inaugura o calendário das principais exibições automotivas ao redor do mundo, está perdendo grande parte de sua força ao longo dos anos.

Neste ano, por exemplo, os organizadores do NAIAS 2019, como é conhecido pela sigla em inglês, esperam ao menos 30 lançamentos neste ano, uma notável redução em relação aos 70 registrados em 2018. Neste ano o Salão de Detroit também viu algumas marcas relevantes como a Mercedes-Benz, Audi e BMW optarem por não exibir seus modelos por lá.

Com isso, tirando alguns modelos destinados majoritariamente para os EUA, a nova geração do Ford Explorer pode ser apontada como um dos modelos de maior apelo revelados em Detroit este ano.

Inaugurando sua sexta geração, o Ford Explorer traz um projeto todo novo, incluindo uma nova plataforma da marca para modelos com tração traseira. A arquitetura, nas palavras da Ford, colabora em especial com o espaço interno para os ocupantes, que se tornou bem mais generoso e permite acomodar até mesmo os passageiros da terceira fileira de assentos com bem mais conforto.

Com uma proposta mais “aventureira” dentro da categoria, ou seja, o Explorer prima por ser um modelo capaz de encarar algumas situações no uso off-road e não é apenas um crossover urbano, o modelo em sua nova geração um novo sistema de tração integral chamado Terrain Management System, que permite uma fácil e rápida seleção entre sete tipos de piso diferentes para otimizar as respostas do carro.

Sob o capô, o Ford Explorer 2020 terá como opções os motores 2.3 de 4 cilindros e o 3.0 V6, ambos da família EcoBoost, portanto com turbo e injeção direta de combustível. O modelo também recebe a opção do câmbio automático de 10 marchas, a terceira geração da central multimídia Sync, sistema de Wi-Fi a bordo que suporta até 10 aparelhos, entre outros.

No campo da tecnologia, o Explorer 2020 também recebe os principais assistentes de condução, além de itens de conforto e segurança, com destaque para o assistente de estacionamento mais avançado, que, além de retirar do motorista a necessidade de controlar o volante, agora também não exige que o condutor controle os pedais de freio e acelerador. O SUV também conta com controlador de velocidade adaptativo, sistema de reconhecimento de placas com limites de velocidade, além do pacote composto pelo Ford Co-Pilot360, que engloba o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego nos retrovisores, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e farol com acendimento e comutação para o facho alto automáticos.

Lançado em 1991 nos EUA, o Ford Explorer é apontado pela marca como o SUV mais vendido no país ao somarmos as cinco gerações que o modelo registra até o momento. O Explorer já foi oferecido no Brasil de 1993 até 2006, período que compreende três gerações do modelo. Pelo alto nível do projeto atual e o custo mais elevado, não deveremos ver o modelo em nossas ruas a não ser por importações independentes.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa