Se aqui no Brasil elas foram atropeladas pelos SUVs, em alguns mercados, sobretudo o europeu, as station wagons ainda contam com uma participação relativamente boa nas vendas.

Por essa razão, várias fabricante, em especial as do segmento premium, seguem investindo nas peruas.

Para quem ainda é fã desses modelos de apelo familiar aqui no Brasil, a Volvo oferece uma excelente notícia. A marca passa a importar a nova geração do V60, station wagon de médio porte e um dos modelos mais relevantes dentro da história da marca sueca, que sempre teve uma forte identificação com as stations wagons.

O Volvo V60 chegará ao país em versão única, a Momentum, que terá preço sugerido de R$ 199.950. Sob o capô, a perua terá o motor T5 Drive-E, no caso um 2.0 com turbo e injeção direta que entrega 257 cv e 35,6 kgfm de torque. O modelo também conta com câmbio automático de 8 marchas.

Graças à nova plataforma modular SPA, a nova geração da V60 conta com entre-eixos 9,6 cm maior, o que deverá proporcionar ao modelo espaço interno ainda melhor para os ocupantes do banco traseiro. Como convém a um carro familiar, o porta-malas pode acomodar 529 litros de bagagem ou até 1.364 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Bem equipada, a V60 Momentum conta com a segunda geração do sistema City Safety, sistema que evita colisão contra outros veículos, além de pedestres, ciclistas e animais de grande porte. A station também contará com o piloto automático adaptativo (ACC) acompanhado do Pilot Assist, recurso que atua na direção do modelo em velocidades até 130 km/h, mantendo o veículo dentro da faixa de rodagem desde que a sinalização da via esteja em boas condições.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/