Sedã de luxo, Peugeot 508 chega em maio

Carro vem para reafirmar a posição da marca na categoria, onde ainda é discreta

Peugeot 508 | Imagem: Peugeot

Com as vendas em baixa no mercado brasileiro, a Peugeot busca mudar esse panorama com novos produtos na praça, como já fez ao lançar os novos 308 e 408. Mas a renovação está só na metade. O próximo lançamento da montadora no Brasil será o sedã de luxo 508, cuja estreia está agendada para o final de maio próximo.

O carro chega ao país para preencher o espaço deixada pelo 407, que nunca emplacou no mercado nacional. Na Europa, o 508 também substitui a linha 607. Entre seus concorrentes, os mais famosos no Brasil são o Chevrolet Malibu e Ford Fusion.

Galeria de Fotos: Peugeot 508

Entretanto, não é esse carro que vai resolver a vida da Peugeot em território brasileiro. Caro, o 508 será mais importante para a imagem da marca, como faz o cupê RCZ, do que para o volume de vendas. Por ser fabricado na França, o sedã chegará ao Brasil com a cota completa de taxas em seu preço, incluindo o IPI elevado em 30 pontos percentuais para carros importados – apenas países membros do Mercosul e México são isentos da aliquota. Desta forma, é possível que o preço do sedã francês supere a cifra dos R$ 100.000. A divisão nacional da montadora, entretanto, ainda não confirma esse dado.

O revés do alto preço, por outro lado, poderá ser compensando pelas qualidades do veículo. A versão destinada ao mercado brasileiro virá equipada com o moderno motor 1.6 THP - com turbo com injeção direta de gasolina – de 156 cv e o câmbio automático sequencial de 6 marchas, conjunto mecânico que já se destaca nos modelos Peugeot 408 Turbo e 3008. O desenvolvimento desses componentes, aliás, foi feito em parceria com a BMW, que também os utiliza em alguns de seus novos carros e em veículo da MINI.

Segundo dados da marca francesa, o 508 nessa configuração acelera do 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 218 km/h. É um bom desempenho para um carro de 1.400 kg e 4,79 metros de comprimento. O modelo também promete ser espaço. O espaço interno é beneficiado pelos 2,81 metros de distância entre-eixos e o porta-malas comporta 560 litros.

Outros mimos aguardados no carro destinado para o Brasil são itens como o ar-condicionado digital com quatro zonas de climatização, bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, GPS integrado ao painel e diversos equipamentos de segurança, como airbags frontais e laterais e os controles eletrônicos de estabilidade e tração.