Situação inusitada: no México, Jetta pode custar menos do que um Virtus

Versão Startline do Jetta conta com o mesmo motor 1.6 16V e câmbio automático de 6 marchas oferecido no Virtus
Volkswagen Jetta Startline

Volkswagen Jetta Startline | Imagem: Divulgação

Por concepção, dentro da gama atual da Volkswagen os sedans Virtus e Jetta contam com propostas claramente distintas. Cabe ao primeiro figurar como uma alternativa “compacta premium”, sendo posicionado acima do Voyage e concorrente com modelos como o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, entre outros. O Jetta, por sua vez, é um sedan médio propriamente dito, rival de Chevrolet Cruze, Honda Civic, Toyota Corolla e cia.

No México, entretanto, a Volkswagen adotou uma estratégia singular para os dois modelos. Na semana passada, a fabricante alemã lançou o Jetta Startline, nova versão de entrada do modelo, com preço sugerido de 305.990 pesos mexicanos. A novidade traz o motor 1.6 MSI sob o capô e câmbio automático de 6 marchas. Contratando o financiamento com o banco da montadora, o valor do Jetta Startline é reduzido para 289.990 pesos. O que confere um caráter muito inusitado para essa história é que um Virtus com a mesma configuração mecânica por lá custa 309.990 pesos. É isso mesmo, você não leu errado, no México é possível encontrar um Jetta custando menos do que um Virtus…

A ideia da Volkswagen com a nova composição de gama é conferir um nível de competitividade ímpar ao Jetta produzido no México. Com o motor 1.6 16V, que entrega 111 cv com gasolina por lá, o modelo obviamente deixa a desejar no quesito performance, mas oferece um nível de espaço interno e qualidade de acabamento superiores em relação ao Virtus brasileiro, destacam os colegas do Motorpasión.

Segundo o site mexicano, o Jetta Startline precisa de 12,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto o Virtus 1.6 automático cumpre a mesma prova em 11,6 segundos. A diferença de peso entre os modelos também é marcante, com o Virtus registrando 1.139 kg contra 1.355 kg do Jetta. O consumo, como era esperado, também é mais favorável ao Virtus.

De acordo com o Motorpasión, apesar de ficar devendo em desempenho, o Jetta Startline oferece um rodar mais agradável em relação ao compacto Virtus. Curioso destacar que, apesar de menor, o porta-malas do Virtus é ligeiramente maior (520 litros) em relação ao do Jetta (510 litros).

O sedan médio, por sua vez, traz algumas vantagens, como o sistema de freios a disco nas quatro rodas, 6 airbags contra 4 do Virtus, freio de estacionamento com acionamento elétrico e faróis de LED, uma lista de itens de série que não deixa de ser interessante.

O Jetta Startline integra a linha 2020 do sedan e apenas poucas unidades foram produzidas para abastecer o mercado local. Segundo o site mexicano, ainda não há nenhuma informação oficial se a VW vai manter essa configuração quando a linha 2021 do Jetta for lançada por lá.

E você, o que acha de um Jetta 1.6 automático? Será que uma configuração assim faria sucesso por aqui?

Acima o Volkswagen Jetta Startline vendido no México
Acima o Volkswagen Jetta em seu catálogo de entrada vendido no México
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa