smart #1: famosa por seus microcarros, marca revela seu primeiro SUV

Modelo estreia nova plataforma da fabricante e terá propulsão 100% elétrica
smart

smart | Imagem:

Como previsto, a smart revelou nesta quinta-feira (7) por meio de um vídeo em suas redes sociais a versão definitiva do #1, nome dado ao primeiro SUV da marca famosa por seus microcarros, como o Fortwo, que foi comercializado no Brasil até 2015. 

Indo além do novo estilo de carroceria para a marca, o smart #1 também inaugura alguns pontos importantes para a trajetória futura da empresa, hoje administrada pela Mercedes-Benz e a Geely. 

Coube ao smart #1 inaugurar a plataforma SEA, tornando-se o primeiro modelo da companhia já concebido na nova fase da smart, em que serão oferecidos apenas carros elétricos. 

smart
smart #1
Imagem:

Além do vídeo em suas mídias sociais, a smart apresentou alguns detalhes técnicos sobre o #1, SUV que é praticamente o mesmo modelo antecipado pelo Concept #1 revelado no ano passado. 

O smart #1 conta com 4,27 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, o que sinaliza ótimo espaço interno para 5 passageiros. Segundo a fabricante, o que favorece ainda mais a arquitetura interna é a própria concepção do SUV, uma vez que o conjunto propulsor elétrico é significativamente menor em relação a uma mecânica a combustão convencional.   

Internamente, o SUV elétrico aposta no design unificado para o painel de instrumentos e a tela da central multimídia, que compõem um display de 12,8”. 

smart
smart #1
Imagem:

De olho no público mais jovem, a smart desenvolveu um aplicativo avançado para o SUV que permitirá que o smartphone do usuário funcione tanto como a chave digital do veículo, bem como permitirá a integração de diversos serviços conectados que serão oferecidos pela marca. 

Segundo a smart, os dados técnicos do #1 serão divulgados após a homologação do SUV, que deverá estar concluída em julho deste ano. 

Consultamos a divisão brasileira da Mercedes-Benz para saber se está nos planos da fabricante oferecer o smart #1 em nosso mercado, porém, até o momento, não obtivemos retorno. 

Atualização (08/04/2022 às 18h19): em resposta ao AUTOO, a Mercedes-Benz declarou que "a smart é uma joint venture entre a empresa e chinesa Geely. Nesse momento, a marca está focada no lançamento de sua nova linha de produtos na Europa e China, somente. Nos próximos anos, outros mercados serão avaliados para uma possível expansão da marca"