Strada terá câmbio automático em breve, diz Fiat

Em entrevista, executivo da marca de origem italiana confirma chegada de nova opção de transmissão para a picape renovada
Fiat Strada 2021

Fiat Strada 2021 | Imagem: Divulgação

Desde os primeiros meses de 2020, a Fiat Strada já prometia ser um dos principais lançamentos do ano. Após sua apresentação oficial, porém, ficou evidente que a marca não estava oferecendo opções de câmbio automático para a picape de nova geração, levantando questionamentos sobre a adoção do equipamento.

Saiba mais: confira todos os preços e versões e equipamentos da nova Fiat Strada

Porém, a dúvida foi sanada por Herlander Zola, diretor da Fiat do Brasil. Em entrevista, o executivo foi questionado sobre a oferta de transmissão automática para a nova geração da Fiat Strada. A resposta de Zola foi simples, mas esclarecedora: “não conseguimos trazer a versão automática a tempo para o lançamento. Estamos trabalhando para trazer essa versão muito em breve”.

Hoje, a nova geração da Fiat Strada traz apenas o câmbio manual de cinco velocidades para todas as configurações. As configurações Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire de até 88 cv de potência e torque de até 12,5 kgfm com etanol. A partir da versão intermediária Freedom, o motor passa a ser o novo 1.3 Firefly, com até 109 cv e 14,2 kgfm rodando com etanol.

A Fiat ainda não confirmou qual será a nova transmissão automática que equipará a Fiat Strada renovada. Como a marca está em um movimento de aposentar os automatizados da família GSR, este pode ser descartado. No entanto, as apostas recaem sobre um novo câmbio automático de relações continuamente variáveis (CVT) que será oferecido em conjunto apenas ao novo motor 1.3 Firefly.

Apesar de não contar com a opção de câmbio automático nem mesmo para as configurações mais caras, a nova Fiat Strada tem demonstrado a aprovação por parte do público. De acordo com a montadora, cerca de 6 mil pedidos já teriam sido feitos para a nova geração. O número é especialmente relevante se levado em consideração que a picape esteve disponível para compra apenas nos últimos 15 dias. No ano passado, a média mensal de vendas da antiga Strada foi de cerca de 6,3 mil unidades. 

“A meta é aumentar em 20% a comercialização mensal do veículo, mas a procura superou nossas expectativas. Esse resultado mostra um ritmo quatro vezes maior que a venda média da picape. Isso significa um desempenho comercial igual ao mês inteiro de janeiro antes da pandemia”, declarou Herlander Zola em comunicado da marca divulgado nesta sexta-feira (10). Ainda segundo a Fiat, a versão topo de linha Volcano foi a escolha de 40% dos clientes que já adquiriram o modelo, sinalizando que a nova aposta da marca em olhar também para um público que deseja um modelo mais versátil para atividades de lazer está surtindo efeito. 

Fiat Strada 2021
Fiat Strada 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!