Subaru XV estreia nova geração nos EUA

Modelo passa a contar com a nova plataforma modular da fabricante
Subaru XV Crosstrek 2018

Subaru XV Crosstrek 2018 | Imagem: Divulgação

Se antes era uma versão “aventureira” derivada do hatch médio Impreza, a nova geração do Subaru XV prova que o modelo ganhou um posicionamento independente dentro da gama Subaru e abraçou de vez o caráter SUV compacto. O Subaru XV é vendido no Brasil e atualmente tem preço tabelado em R$ 118.900.

A fabricante japonesa revelou nesta segunda-feira (3) as imagens e alguns dados técnicos do XV 2018, que estreia para o público norte-americano no Salão de Nova York. Por lá, o modelo usa o nome Crosstrek.

Além do visual todo revisto, que contempla uma nova grade hexagonal e os faróis “falcão”, a principal novidade do Subaru XV 2018 é que ele passa a contar com a nova plataforma modular Subaru Global Platform. Com isso, o entre-eixos do modelo cresceu 3 cm, passando para 2,66 m. O comprimento e a largura aumentaram em 1,5 e 2,2 cm, respectivamente. Os números não demonstram um salto muito grande, porém a Subaru promete melhor aproveitamento do espaço interno e funcionalidades como o banco traseiro rebatível na proporção 60/40 que pode ficar acomodado na carroceria e cria um piso plano em relação ao porta-malas.

O Subaru XV pode ser classificado como um SUV compacto a partir de agora e entrega boas medidas para o uso off-road, como a altura livre em relação ao solo de 22,1 cm. Além disso, ele conta com o tradicional sistema de tração integral simétrica da marca, que distribui igualmente o torque entre as rodas. O sistema também conta com o X-Mode, que adapta a tração para o uso fora-de-estrada e agrega o controle de velocidade em descida.

O motor 2.0 com 4 cilindros na posição Boxer, outra característica forte da Subaru, recebeu injeção direta e várias melhorias para aumentar o desempenho do XV, passado a entregar 152 cv. Ele pode atuar em conjunto com a transmissão manual de 6 marchas ou a automática CVT que conta com 7 marchas criadas pela caixa para proporcionar a opção de trocas sequenciais. É bem possível que, no Brasil, a Subaru continue apenas ofertando a transmissão automática.

Muito bem equipado em especial do ponto de vista da segurança, o Subaru XV/Crosstrek 2018 conta com o pacote EyeSight. O conjunto reúne o controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem autônoma Pre-Collision Braking, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na parte traseira do modelo, dentre outros. O SUV compacto também conta em suas versões mais equipadas com o farol alto automático e função direcional para facho baixo e ainda conta com 7 airbags e os controles de estabilidade e tração.

Além da câmera de ré, o XV/Crosstrek 2018 pode receber o Reverse Automatic Braking, que pode acionar os freios de forma automática caso um obstáculo apareça de forma inesperada atrás do carro. O modelo também conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Por fim, o SUV compacto recebeu a central multimídia Starlink que opera não só a câmera de ré já citada como também conta com navegador e traz suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

O AUTOO entrou em contato com os representantes da Subaru no Brasil, que nos informaram que não existe previsão de chegada da nova geração do XV Crosstrek ao país.